jueves, 10 de abril de 2014

DENGUE BAJO 83 % EN LO QUE VA DEL 2014 EN RGS BRASIL


Reforço na vigilância da dengue reduz 83% dos casos em 2014
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou nesta semana um novo boletim da dengue com a confirmação de 49 casos no Rio Grande do Sul. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o número representa uma redução de 83%. Um dos fatores para a queda é a ampliação da identificação dos focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.
Para isso, 21 novos laboratórios que realizam a identificação das larvas do inseto foram abertos ano passado por meio de incentivos do Estado, passando a 79 o número de locais que fazem esse trabalho. Assim, ações de prevenção puderam ser desenvolvidas antes que a doença se proliferasse.
Com maior monitoramento do mosquito, o Estado, que possuía 93 municípios considerados infestados nesta mesma época no ano passado, hoje passou para 125. Além das unidades municipais, intermunicipais e regionais, o trabalho também é feito no Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), que ainda capacita os profissionais e coordena o trabalho junto ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). Ano passado, ao todo, os laboratórios do Interior realizaram mais de 65,2 mil análises, enquanto o Lacen processou outras 20,7 mil amostras. TOMADO DE AGORA DE RGS BR 

No hay comentarios: