sábado, 19 de abril de 2014

GAS NO CONVENCIONAL SE EXPLORARA EN BRASIL SIN REGLAS DE PRODUCCIÓN


 Brasil vai começar a explorar gás não convencional sem ter regras de produção
Nos EUA, riscos ao meio ambiente provocam luta por regras mais rígidas de exploração
Erosão. O uso inadequado dos aditivos químicos provoca deslizamentos em campo de shale gas nos Estados Unidos Fac Tracker/Divulgação / Fac Tracker/Divulgação
PITTSBURGH E RIO- Uma década após o avanço da exploração do shale gas (gás não convencional) nos EUA, a pressão para reduzir os impactos sociais e ambientais está longe do fim. Diversas organizaçõe não-governamentais vêm, agora, questionando os índices de poluição do ar e da água divulgados por empresas e pelo próprio governo. Na lista de reivindicações, estão ainda pedidos para a criação de padrões mais restritivos para a exploração e a divulgação dos produtos químicos misturados à água que são usados na perfuração dos poços, em um processo chamado de fraturamento hidráulico.
VEJA TAMBÉM
Por dentro do shale gas
Novo gás no mercado internacional
Campo de gás atrai a atenção de brasileiros
Os cinco principais problemas ambientais
“O crescimento da demanda global por gás será alto"
“Objetivo é tornar público"
Segundo essas organizações, países como o Brasil, onde a fase exploratória do gás não convencional deve começar ainda neste ano, podem aproveitar a experiência americana para evitar problemas ambientais, como a contaminação do aquífero e do solo. Apesar de a Agência Nacional do Petróleo (ANP) ter realizado o primeiro leilão com foco em gás em terra em novembro de 2013, quando foram arrematados 72 blocos em cinco bacias, ainda não foram definidas as regras para a produção de shale gas, que estão em fase de conclusão.
— Muito se fala do crescimento do shale gas, mas pouco se fala das preocupações com o meio ambiente. Nossa proposta é fazer com cuidado. Queremos mostrar como evitar os riscos. Se o Brasil quer isso, é só fazer — diz Susan Legros, diretora-executiva do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Shale (CSSD).
O CSSD vem pressionando o governo para criar normas mais rígidas para a exploração do gás não convencional. Susan defende o descarte zero da água usada no processo, já que hoje o governo da Pensilvânia, por exemplo, permite o descarte com níveis mínimos de produtos químicos tóxicos. Outra importante regra defendida pelo CSSD é a reciclagem mínima de 90% da água usada na perfuração. Susan lembra que as leis estaduais não exigem patamar mínimo. A diretora ainda critica o fato de o uso do diesel ser liberado pelos governos durante o processo de fraturamento. Por isso, sugere a proibição do combustível.
— Temos de cobrar melhorias no processo — explica.
Além de Susan, Raina Rippel, que dirige o Projeto de Saúde Ambiental do Sudoeste da Pensilvânia, iniciativa criada para ajudar as pessoas com problemas de saúde oriundos da exploração, alerta para o fato de que, em média, são usados até 55 aditivos químicos durante a perfuração. Ela afirma que, além de não serem divulgadas as características desses produtos, por ser considerado segredo industrial, não há estudos mostrando quais são os resultados dessa combinação para a saúde humana.
— Sem essa divulgação, é impossível relacionar o shale gas aos problemas de saúde da população. A única exceção é a emissão de poluentes do diesel. Todos sabemos que o revestimento dos poços tem uma vida útil, assim, em algum momento, há riscos de vazamento de substâncias tóxicas. O ar também está sob ataque. As medições atuais feitas pelo governo federal não são suficientes, e isso precisa ser melhorado. Os governos não têm uma política de saúde pública para entender o que está acontecendo — explica Raina.TOMADO DE O GLOBO  DE BR 

No hay comentarios: