martes, 8 de abril de 2014

PROMOCIÓN DE SALUD EN BRASIL


Secretarias alertam a população, promovendo atividades no Dia Mundial da Saúde
Marcos Jatahy/PMRG
Foto Agentes capacitados estiveram à disposição da população
Desde 1948, o Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril para alertar a população aos cuidados com a saúde. Para marcar a data e relembrar os rio-grandinos de manter-se atentos, a Secretaria de Município da Saúde (SMS) em conjunto com a Secretaria de Município do Meio Ambiente (SMMA) e Secretaria de Município de Mobilidade Urbana e Acessibilidade (SMMUA) realizaram, na manhã desta segunda-feira (7), diversas atividades na praça Dr. Pio.
Para iniciar a manhã, o grupo Projeto Vida Ativa realizou atividades físicas com dança e, logo após, caminhada entre as ruas Marechal Floriano e General Bacelar. O grupo é formado pelo público atendido na Estratégia Saúde da Família (ESF), buscando frisar a importância da saúde e a prevenção de doenças. É constituído por hipertensos, diabéticos, obesos e idosos. Segundo Maria de Lurdes, de 64 anos, ingressar no grupo foi excelente, assim como as ações ocorridas nesta manhã. “Com certeza essas atividades vão alertar a população”, comentou.
A ação contou com a presença dos programas Hiperdia, Vida Ativa, Saúde da Mulher, DST/Aids, Saúde do Deficiente, Saúde do Homem, Vigilância Ambiental, Nutrição e Primeira Infância Melhor. Agentes capacitados estiveram à disposição da população para esclarecerem dúvidas, assim como entrega de folhetos explicativos e preservativos. Mais de uma centena de pessoas foram atendidas para verificar pressão e glicemia capilar. Os casos com alguma alteração serão encaminhados à Unidade Básica de Saúde (UBS) perto da residência do paciente.
Durante à espera na fila que não parava de crescer, a atendente Viviana Barros, de 40 anos, parabenizou a iniciativa. “Com as tendas montadas em um local de fácil visibilidade, o acesso do público ficou mais fácil”, disse Viviana. “Eu mesma estava ali trabalhando e decidi dar uma verificada na pressão, não leva muito tempo”, completou.
Segundo Elisângela Brum, da SMS, tudo foi pensando com cuidado. “Escolhemos atividades físicas que promovam a qualidade de vida e o esclarecimento de doenças para a sua prevenção”, ressaltou. A distribuição de mudas de plantas, uma prática já ocorrida em outras ações, também chamou a atenção do público. Das 60 mudas, até metade da manhã, poucas sobravam. Atividades voltadas ao público infantil também foram oferecidas. TOMADO DE AGORA DE RGS BR 

No hay comentarios: