miércoles, 23 de julio de 2014

CONCESIÓN DE RECOLECCIÓN DE BASURA EN FORMA FRAUDULENTA EN BRASIL


ORGÃOS AMBIENTAIS DO PARANÁ CONCEDEM LICENÇAS AMBIENTAIS A EMPRESA DONA DE ATERRO INDUSTRIAL VIA PROCESSO FRAUDULENTO
O processo de falência nº 0001423-89.2009.8.16.0185 que tramita na 2ª Vara de Falências e
Recuperação Judicial do Foro Central de Curitiba, que trata da Massa Falida de STIRPS Empreendimentos e Participações Ltda., teve juntada de documentos que envolvem as licenças ambientais concedidas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) da Prefeitura de Curitiba a empresa privada Essencis Soluções Ambientais S/A, para que essa última venha a promover “a ampliação de sua central de tratamento e valorização de resíduos perigosos e resíduos não-perigosos no município de Curitiba”, empreendimento esse denominado CTVA Curitiba.
Esses documentos que fazem parte do processo de falência nº 0001423-89.2009.8.16.0185 apontam que os licenciamentos ambientais no IAP e na SMMA foram obtidos de forma fraudulenta.
Os documentos foram juntados no referido processo de falência pela ALIANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO DA CAXIMBA – ADECOM, associação civil, sem fins lucrativos, que conforme disposição estatutária promove a fiscalização e a vigilância sobre as atividades públicas e privadas, relacionadas aos princípios do desenvolvimento sustentável, proteção, conservação ambiental e bem estar social, bem como, fiscaliza a aplicação dos recursos públicos com vistas à manutenção de uma sadia qualidade de vida.
A ADECOM, que tem por presidente o competente líder comunitário Jadir Lima, e por conselheiro o padre José Antônio da Cunha, entre outros diretores e associados, foi a entidade responsável pelo fechamento definitivo do famigerado “Lixão da Caximba”, um aterro sanitário de titularidade da Prefeitura de Curitiba, desativado por ordem da Justiça do Paraná, em 1º de novembro de 2010.
Certamente se não ocorresse a participação da ADECOM no movimento pelo fechamento do empreendimento municipal, que operava sem licenciamento ambiental, o famigerado “Aterro Sanitário da Caximba” estaria até hoje recebendo todo o ano algo em torno de 1 milhão de toneladas de resíduos de 22 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, incluindo a Capital paranaense.
 Conforme consta no processo de falência nº 0001423-89.2009.8.16.0185, a ADECOM fez juntada de três poderosas denúncias que tratam da utilização de contratos particulares “fraudulentos” para obtenção de licenças ambientais no Instituto Ambiental do Paraná – IAP e na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) da Prefeitura de Curitiba.
Essas três denúncias da ADECOM, que estão nos autos do processo de falência da Massa Falida de STIRPS Empreendimentos e Participações Ltda., foram também protocoladas nas Promotorias de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Público do Ministério Público do Estado do Paraná, na Promotoria de Justiça junto às Varas da Fazenda Pública, Falência e Recuperações Judiciais de Curitiba, entregues ao Síndico da Massa Falida de STIRPS Empreendimentos e Participações Ltda. e protocoladas na Receita Federal, na Polícia Federal e no Ministério Público de Contas que atua junto ao Tribunal de Contas do Paraná.
Consta nesses documentos que a empresa privada Essencis Soluções Ambientais S/A é titular do empreendimento denominado CTVA Curitiba, localizado à rua dos Palmenses, 4005 – Cidade Industrial Curitiba – PR. VER MAS 
 TOMADO DE ENVÍO DE MAFIA DO LIXO DE BR 

No hay comentarios: