domingo, 20 de julio de 2014

CRECIENTE RÍO URUGUAY, DILMA ROUSSEFF visito la región


 Neste sábado (18), a presidenta Dilma Rousseff sobrevoa o município de Uruguaiana (RS) atingido por chuvas intensas no começo deste mês. Ela parte de helicóptero da própria cidade onde cerca de 150
pessoas ainda estão desabrigadas. Depois se reúne com autoridades da região de Fronteira Oeste para discutir novas medidas para diminuir os transtornos causados pelos temporais e pela cheia do Rio Uruguai. De acordo com o Coordenador de Defesa Civil de Uruguaiana, Paulo Wouthers, no ápice da enchente (06/07) o Rio Uruguai chegou a 11,82 metros acima do nível normal, afetando em torno de 6,2 mil pessoas no município. Segundo o secretário de Estado, Jorge Branco, cerca de 70 mil pessoas foram atingidas em todo o estado. Wouthers afirma que o nível do rio está 6,2 metros acima do nível neste momento e espera-se que a situação seja normalizada no final da próxima semana. Na quinta-feira (17), o Ministério da Integração reconheceu emergência ou estado de calamidade pública em mais 16 municípios do estado, totalizando 165 em todo o Rio Grande do Sul. Alguns deles entram na lista mais de uma vez, em razão de desastres diversos ou ocasiões diferentes. Na última quarta-feira (16), o governo federal reservou R$ 14 milhões para ajudar o governo estadual no reestabelecimento de serviços essenciais e também reservou outros R$ 40 milhões para a terceira etapa da ajuda, a de reconstrução da infraestrutura destruída pelas águas. Mas essa verba ainda depende da apresentação do relatório detalhado dos trechos viários e obras de infraestrutura destruídos.
O prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider, considera que o desafio será superado com a colaboração da comunidade, municípios e governo federal. “Agora, o rio baixa e temos que começar a reconstrução. E hoje se pensa um modelo integrado entre os municípios de Uruguaiana, Itaqui e São Borja e a perspectiva da reunião com a presidenta da República, Dilma Rousseff, para nós é muito motivadora, porque estando o governo federal e o estadual, mais os municípios, juntos neste momento de reconstrução e na perspectiva de projetos de prevenção, isso permite aos gestores municipais imaginarem a solução definitiva para a prevenção e solução dos problemas das cheias do Uruguai”.
Fontes: Ministério da Integração. TOMADO DE PLANALTO , POR SUGERENCIA DE FACE DE TARSO GENRO 

No hay comentarios: