lunes, 2 de febrero de 2015

DIA MUNDIAL DE ZONAS UMIDAS


 SMMA realiza evento alusivo ao Dia Mundial das Zonas Úmidas
Nesta terça-feira (3), ocorrerá, às 13h30min, no Salão Nobre do Paço Municipal, um evento em alusão ao Dia Mundial das Zonas Úmidas, que será denominado de ‘Painel de diálogos sobre a conservação das zonas úmidas em Rio Grande’. Este evento é uma iniciativa do Executivo Municipal através da Secretaria de Município do Meio Ambiente (SMMA) e terá por propósito marcar a passagem da data comemorativa.
Este dia, conforme a Convenção de Ramsar, estabelecida em fevereiro de 1971, funciona a partir do compartilhamento de informações e experiências entre autoridades no assunto, gestores públicos e representantes de organizações que atuam pela conservação dos ambientes de zonas úmidas, tais como: banhados, marismas, lagoas, estuário, arroios e a zona costeira como um todo.
Segundo representantes da SMMA, a ocasião será o momento para o compartilhamento de informações sobre dois grandes tópicos, sendo eles: a importância ecológica e atual situação dos ambientes úmidos em nossa região e as estratégias e ferramentas para a conservação desses ambientes.
Na oportunidade, ocorrerá uma palestra de abertura com o diretor do Museu Oceanográfico e do Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar), Lauro Barcelos, e também, com representantes de outros órgãos públicos e de entidades ambientalistas. O evento também contará com representantes das entidades Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), da ONG Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema), do Centro de Estudos Ambientais (CEA) e da Ong Kaosa.
As inscrições para a participação do evento poderão ser realizadas no próprio local do evento. Serão disponibilizados certificados de participação aos presentes. É válido salientar que toda a comunidade rio-grandina está convidada a prestigiar o evento, lembrando que este evento se faz relevante, pois o Município é extremamente rico em termos de diversidade de ambientes hídricos. Zonas úmidas Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o conceito de zonas úmidas adotado pela Convenção de Ramsar é abrangente, compreendendo diversos ambientes úmidos naturais e mesmo artificiais. Segundo esta definição, é considerada uma zona úmida toda e qualquer extensão de banhados, marismas, mangues, turfas, e corpos hídricos que contêm água parada ou corrente, doce, salobra ou salgada. Áreas marinhas com profundidade de até seis metros, também podem ser consideradas zonas úmidas  TOMADO DE AGORA DE RGS BR 

No hay comentarios: