sábado, 7 de febrero de 2015

DÍA NACIONAL DE MOVILIZACIÓN CONTRA DENGUE Y CHICUNGUÑA EN BRASIL


 Dia Nacional de Mobilização contra a dengue e chikungunya O Executivo Municipal em conjunto com a Secretaria de Saúde em atividade programada pelo Ministério da Saúde, realizam o Dia Nacional de Mobilização Contra a Dengue e Chikungunya, através de uma atividade da Vigilância Ambiental em Saúde, a ser realizada neste sábado dia (7), das 17h às 21h no balneário Cassino (avenida Rio Grande entre as ruas Jaguarão e Santa Vitória). O Dia Nacional de Mobilização Contra a Dengue e Chikungunya tem o objetivo de reforçar a importância do envolvimento de todos na prevenção dessas doenças, através do combate ao mosquito vetor.
Aderindo à Campanha, a Vigilância Ambiental em Saúde, através do Programa de Prevenção da Dengue, estará disponibilizando à comunidade, um espaço onde as pessoas poderão receber orientações sobre prevenção da doença e conhecer as formas imaturas e adulta dos mosquitos vetores. Para as crianças, terão brincadeiras e distribuição de brindes, sempre com o tema da prevenção de dengue e chikungunya. Chikungunya é uma doença ainda pouco conhecida, mas em 2014, no Brasil, teve 3.195 casos notificados e até o último Boletim Epidemiológico do MS, havia 2.196 confirmados e 705 sendo investigados. A grande maioria dos casos ocorreram no Amapá e Bahia.
De acordo com informações do Executivo Municipal, a chikungunya é uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Os sintomas são muito parecidos com os da dengue, mas as dores nas articulações, principalmente nas mãos e nos pés são mais intensas, podendo se tornar incapacitantes. Chikungunya deriva de uma palavra de origem Makonde, dialeto de um grupo étnico que vive na Tanzânia e significa "aquele que se curva", descrevendo a aparência daqueles que sofrem com dor intensa. Em 2014, foram identificados em Rio Grande, 26 focos de Aedes aegypti. O último foi identificado no mês de maio. Até o momento, nenhum novo foco foi encontrado. Atualmente, o Programa de Prevenção da Dengue conta com 85 Agentes, que trabalham em todo Município na vigilância aos vetores destas doenças. TOMADO DE AGORA DE RGS BR 

No hay comentarios: