sábado, 14 de marzo de 2015

DEJAN LIBROS EN LUGARES PÚBLICOS para incentivar lectura


 Estudantes compartilham cultura deixando livros em locais públicos Foto: Fábio Dutra/JAMeninos felizes ao compartilharem seus libros
Um dos projetos da disciplina de Português, no Colégio Salesiano, tem tirado os alunos da sala de aula e dividido o saber pelas ruas da cidade. A Ciranda Literária da escola instiga aos alunos dos quartos e quintos anos a desprenderem-se dos livros já lidos, para que outras pessoas possam lê-los também.  De acordo com a professora da disciplina, Rita Perez Germano, a ideia surgiu a partir de um hábito do escritor rio-grandino José Roig, que junto de seu filho, deixava livros em espaços públicos. Quando soube da iniciativa, Rita entrou em contato com o escritor e, juntos, pensaram na Ciranda Literária. O projeto, que teve sua primeira etapa na extraclasse, durante esta semana, tem o objetivo principal de potencializar a leitura, favorecer a difusão do livro e propiciar o compartilhamento das histórias.  "Após algumas adaptações, o projeto tem agora um caráter bem afetivo aliado ao cunho pedagógico, valorizando o livro, potencializando a leitura, fazendo cirandar o que já foi lido, como também, fomentar o altruísmo", explica a professora. Dessa forma, os alunos foram convidados por Rita a levar livros já lidos para a escola e fazê-los circular, para que todos possam ter a mesma sensação que os pequenos tiveram ao ler a publicação.  Desta forma, os alunos saem do ambiente escolar e rumam a locais públicos da cidade, para deixar os livros à disposição de novos leitores. Rita conta ainda que pediu para seus alunos fazerem uma dedicatória, explicando um pouco do projeto e pedindo que, logo após lê-lo, o novo leitor faça o mesmo com a obra, "esse é o sentido da ciranda: cirandar as memórias e as histórias do livro", explica Rita.   
Dividindo histórias  A aluna do 4º ano, Isabelle Munaretto, de 9 anos, conta que adorou o projeto. “Eu achei muito legal porque têm muitas pessoas que não têm dinheiro pra comprar um livro, então, é muito importante a gente passar o livro pra elas”, explica a pequena. Isabelle deixou em um dos bancos um livro sobre fadas e contou que gosta muito de ler. “Eu adoro ler, eu estou sempre pedindo livros novos, por exemplo, quando eu vou ao supermercado, sempre peço um livro”, exemplifica Isabelle.  O animado Lucas Oliveira, de 9 anos, também está no 4º ano e também achou o projeto muito legal, porque “podemos deixar os livros na rua para que outras pessoas possam ler”. Lucas diz preferir livros de comédia e que até hoje, sua leitura preferida são os gibis da Turma da Mônica Jovem.  Milena Machado, de 8 anos, também cursa o 4º ano e contou que achou muito interessante a ideia de dividir as histórias. “Acho importante porque vamos poder dividir os nossos livros com outras pessoas e de repente até com crianças carentes”, reflete Milena. A pequena conta que apesar de “preferir ganhar outros presentes” gosta muito de ler e que gosta de livros que não sejam de terror. Porém, deixou claro que seu gosto nada tem a ver com o medo, “mas não é porque eu tenho medo, tá? Eu tenho um livro de 400 páginas a Monster High e nem tenho medo”, pondera, orgulhosa, Milena. 
A simpática Erika Monteiro, de 8 anos, está no 4º ano e falou sobre suas percepções do projeto, “eu gostei muito do projeto porque, depois de ler, a gente tem a oportunidade de repassar o livro e isso é muito legal”. Erika contou ainda que tem o hábito de ler e que gosta muito da Feira do Livro da Furg, “eu queria muito ter ido na Feira do Livro, mas não consegui ir nessa última”, lamenta a pequena leitora.      Por Esther Louro TOMADO D E AGORA DE RGS BR 

No hay comentarios: