sábado, 4 de abril de 2015

PROGRAMA DE RESIDUOS SÓLIDOS DE FORTALEZA BRASIL


 Programa de resíduos sólidos: votação em Fortaleza deve começar em abril
Com a aprovação do projeto, legislação possibilitará maior responsabilização por parte dos grandes produtores de resíduos sólidos A Prefeitura da capital Cearense, como alternativa para enfrentar os problemas relacionados ao lixo apresentou, em março, o Programa de Ações para Gestão de Resíduos Sólidos aos vereadores na Câmara Municipal. Ao todo, o projeto conta com 13 eixos de atuação que visam em curto, médio e longo prazo, a melhoria das condições de limpeza urbana da cidade, envolvendo várias ações, órgãos e a própria população como fiscalizadora.
Fortaleza, capital do Ceará Um dos 13 pontos do projeto deve passar por votação na Câmara Municipal de Fortaleza ainda no mês de abril. A chamada “revisão da legislação do grande gerador” de lixo já está disponível para apreciação do Legislativo, apresentada pela Prefeitura, que pediu regime de urgência. Para o desenvolvimento dessas atividades, a atual legislação relativa a grandes geradores de resíduos deve ser mudada, assim como a implementação de um sistema eletrônico de controle, o ciclo de monitoramento, a implantação de novas lixeiras, os ecopontos da cidade, que devem realizar a troca do material reciclável por crédito no Bilhete Único (a parte que trata dos postos instalados em prédios privados), a área de recebimento de reciclagem, apreensão de contêineres irregulares,  requalificação de áreas degradadas, desenvolvimento dos projetos “Fiscal Cidadão”, “Recicla Fortaleza” (coleta seletiva), “Alô Cidade Limpa”, “Reciclando Atitudes”, e o projeto Calçadas da Cidade, que deve dar acessibilidade às casas e aos equipamentos privados situados nas esquinas. O prazo para votação é de até 24 meses. A Prefeitura de Fortaleza destaca a importância da implantação do programa em prol de uma cidade mais limpa e saudável. “Nosso papel é iniciar essas mudanças, é modificar as leis, é melhorar a fiscalização, melhorar a infraestrutura, mais por outro lado, junto com a cidade, criarmos uma  nova cultura de respeito e de cuidado com o lixo que produzimos. Só isso que vai tornar Fortaleza uma cidade mais limpa, uma cidade que respeita mais o meio ambiente, que a população adoece menos,  uma cidade que alaga e inunda menos", declarou.
De acordo com a Coordenação Especial de Limpeza da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, o projeto prevê adequação e fortalecimento da legislação existente sobre os grandes geradores e transportadores de resíduos sólidos. Além disso, trata do processo de credenciamento para transporte desse resíduo. A proposta é que a nova lei para o grande gerador de lixo entre em vigor até maio deste ano. O gerenciamento dos resíduos sólidos consiste no conjunto de ações, diretas ou indiretas, que envolve as etapas de coleta, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente correta dos resíduos sólidos e dos rejeitos, que devem estar em consonância com o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). O PGRS  é parte integrante do processo de licenciamento ambiental da instituição e deve estar em consonância com o plano de gestão integrada de resíduos do município. TOMADO DE ENVIO DE PROFESSOR DE RESIDUOS SOLIDOS DO BR 

No hay comentarios: