sábado, 21 de mayo de 2016

EXPOLEITE EN RIO GRANDE DO SUL BRASIL

Expoleite mostra o processo de produção do leite desde a ordenha até a indústria 
Feira, que ocorre em paralelo à 12ª Fenasul em Esteio, é uma oportunidade para conhecer as etapas
de processamento
Por: Vanessa Kannenberg Foto: Divulgação / Gadolando
Por trás do leite servido à mesa existe um longo e rigoroso processo de produção que começa no campo e vai até a indústria. Uma oportunidade de conhecer esse caminho está bem próximo da Capital. Com entrada e estacionamento gratuitos, e uma série de atrações aos visitantes, a 39ª Expoleite e 12ª Fenasul ocorre até domingo no parque Assis Brasil, em Esteio.
Quem for até lá, poderá ver de perto a ordenha de vacas, conversar com expositores e até conhecer os melhores animais do Estado.
— O público urbano tem a oportunidade de conhecer todos as etapas da produção do leite, com informações técnicas e exemplos na prática — destaca Marcos Tang, presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), entidade que organiza a feira.
Publicidade
Pela primeira vez em três anos, a Expoleite não acontece em meio a uma Operação Leite Compen$ado — que desde maio de 2013 passou a tornar públicas fraudes de adulteração do leite no Rio Grande do Sul. Segundo Tang, é uma prova de que a produção gaúcha evoluiu e, hoje, fornece um produto de qualidade ao consumidor.
Entre as atividades de sábado e domingo da feira, destaque para exposição de animais, rodeio de laço, venda de produtos coloniais e, pela primeira vez, uma etapa do Freio de Ouro, a maior competição de cavalo crioulo do país. 
Confira as principais atrações do evento:
MUNDO DO LEITE
O estande Mundo do Leite mostra às crianças e aos pais um passo a passo da produção, da propriedade ao consumidor, em vídeo. No fim da demonstração, será oferecida aos visitantes uma degustação de produtos lácteos.
PRODUTOS COLONIAIS
Nos estandes da agroindústria familiar, o público pode encontrar produtos típicos coloniais. Estão à venda queijo, salame, pães, suco de uva, mel, doces, vinho, frutas cristalizadas, marmelada e laticínios. Detalhe: a um preço mais acessível do que nas grandes feiras.
EXPOSIÇÃO DE AVES
A Associação Brasileira de Preservadores e Criadores de Aves de Raças Puras e Ornamentais (APCA) ampliará o número de animais e as variedades expostas ao público. Durante a mostra, haverá julgamento de classificação dos animais e comercialização.
FREIO DE OURO
Inédito na feira, o Freio de Ouro sedia uma etapa classificatória aberta da competição de cavalo crioulo. São várias fases ao longo da programação, com a final marcada para as 9h20min de domingo.
DESFILE DAS CAMPEÃS
O desfile dos animais campeões, com entrega de troféus, e a festa dos destaques ocorrem às 20h de hoje. Depois, acontece uma janta de confraternização.
LEILÃO DE ANIMAIS
Outra atração do evento é o 9º Leilão Tipo Leite, com animais da raça holandês, girolando e gir leiteiro, além de cavalos árabe e crioulo. A atividade acontece às 10h de amanhã.
FEIRA DE TERNEIROS
A Federação da Agricultura do Estado (Farsul) volta a realizar a Feira de Terneiros, Terneiras e Vaquilhonas e a Feira de Ventres. Desta vez, ao invés de ocorrer quinta, está agendada para sábado, a partir das 14h. Antes, ao meio-dia, haverá almoço e revisão dos animais antes do início das vendas.
39ª EXPOLEITE E 12ª FENASUL
Quando: até domingo
Onde: Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio
Horário: das 8h às 20h, com entrada gratuita

TOMADO DE ZERO HORA DE RGS BR 

No hay comentarios: