miércoles, 25 de mayo de 2016

GEOMATE BUSCA MAPEAR SEGMENTO DE ERVA-MATE NO RS

 Geomate busca mapear segmento de erva-mate no RS
Sistema para cadastro de produtores e indústrias é criado e deverá entrar em funcionamento em meados de junho
Por: Joana Colussi Foto: Lidiane Mallmann / Especial
O setor ervateiro do Rio Grande do Sul ganhou uma ferramenta para livrar-se do chutômetro. O Geomate, sistema para cadastro de produtores e indústrias de erva-mate, deverá entrar no ar em meados de junho.
– Com o registro, teremos dados mais exatos sobre o tamanho e a localização da cadeia no Estado. Hoje, juntamos números de diversas fontes, sem muita precisão – explica Valdir Pedro Zonin, presidente do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate).
Após a portaria que cria o cadastro ervateiro ter sido assinada pelo governador José Ivo Sartori, no começo da semana, o setor irá agora se organizar para colocar o sistema em funcionamento o mais rápido possível, segundo Zonin.

A meta é concluir a primeira fase do Geomate, que será abastecido permanentemente, até o fim do ano. Hoje, estatísticas indicam uma área de 32 mil hectares de erva-mate no Estado, abrangendo 13 mil famílias. Tomado de zero hora de rgs br NOTA: la región de rgs es donde los jesuitas obtenían las “yerba grossa do cangazu” e iba al rio de la Plata 

No hay comentarios: