martes, 31 de mayo de 2016

MONUMENTO AO GURI

 Monumento ao Guri - Lago artificial Foto: Camila Milbrath Monumento ao Guri - Lago artificial
O Lago Artificial da Praça Xavier Ferreira localiza-se na frente do prédio da Câmara de Comércio, inaugurado na década de 1930. Em seu redor encontra-se um lindo gramado, e, ao centro, duas ilhotas, tendo em cada uma um monumento representando um guri, que enfeitam e dão vida ao lago.
O Monumento Ao Guri, em homenagem ao traquina, é representado por um menino de calça curta, camiseta, meia, sapato, boné e suspensório, com uma funda nas mãos, em posição estratégica para atirar uma pedrinha, obra do escultor italiano Matteo Tonietti, inaugurada em 1939. O Monumento Ao Guri, em homenagem ao jornaleiro, é representado por um menino de calça curta, camiseta e chapéu, sentado ao chão com um jornal enrolado ao lado, primeira obra em praça pública do escultor rio-grandino Érico Gobbi.
Os monumentos, raros no Brasil, que homenageiam o guri, representam os traquinas que, antigamente, na sua pureza de sentimentos e espontaneidade de ação, alegravam diariamente as ruas e as praças do Rio Grande, filando um cigarrinho, à cata de um passarinho descuidado ou, simplesmente, correrias de “faz de conta”.

 Coord. Colab. THAÍS NUNES, Gestora de Marketing TOMADO DE AGORA DE RGS BR 

No hay comentarios: