jueves, 8 de diciembre de 2016

7 ALIMENTOS QUE PARECEM SAUDÁVEIS, MAS NÃO SÃO

7 alimentos que parecem saudáveis, mas não são
Especialista diz que grande parte dos alimentos industrializados são mascarados, recheados de sódio, corantes e açúcar
Por: Ana Karina Giacomelli
Quantas vezes você foi ao supermercado e comprou bolacha integral, barrinhas de cereais, trocou o açúcar pelo adoçante ou presunto pelo peito de peru, porque havia decidido fazer uma dieta? Muitas pessoas ainda se deixam levar por produtos que se denominam "saudáveis" Mas será que essa é a maneira correta para emagrecer e garantir boa saúde?
Segundo a nutricionista Rita Cherutti, especialista em psicologia e comportamento alimentar e nutrição funcional e esportiva, não existe milagre na indústria alimentícia. Grande parte dos alimentos industrializados são mascarados, recheados de sódio, corante e açúcar. Confira a lista dos sete produtos que mais enganam os consumidores:
Leia mais
12 mitos e verdades sobre cabelo branco
Estudo mostra que obesidade atinge quase 9% dos adolescentes brasileiros
Queijos vegetais: conheça os benefícios e saiba como preparar duas versões
1. Sucos de caixinha
Foto: Ronald Mendes / Agencia RBS
Sem dúvida, essa é uma das maiores ilusões da indústria alimentícia. São recheados de sódio, açúcar e corante, sem contar que eles não possuem fibras. Substitua por limonada, água aromatizada, chás de ervas gelados (prepare em casa e não use açúcar para adoçar) ou tome água natural.
2. Adoçantes
Foto: Emílio Pedroso / Agência RBS
Você troca o açúcar pelo adoçante achando que fez uma substituição saudável. Errado de novo. Quando ingere o adoçante manda uma falsa mensagem ao cérebro de estar consumindo um doce. Esse estímulo libera hormônios que fazem você engordar, isso mesmo: engordar, mesmo sem açúcar. Substitua por um doce mais natural, como o de coco, demerara ou mascavo orgânico, claro que em pouca quantidade. O melhor mesmo é se habituar a tomar o café e o chá sem nada para adoçar.
3. Barrinhas de cereais
Foto: Divulgação
Poderiam se chamar barrinhas de açúcar, sódio e gordura. Em geral, é o que você ingere quando come. O produto é bastante artificial e, ainda por cima, não tem nada de fibras. Mas é possível fazer uma barrinha saudável em casa com mel orgânico e oleaginosas (castanhas, nozes, pistache e amêndoas).
4. Peito de peru
Foto: Divulgação
Quem nunca fez dieta e comeu peito de peru que atire a primeira pedra. O problema é que ele contém até a pele do animal, enriquecida com muito sódio e produtos artificiais, conservantes, entre outros. A melhor alternativa para rechear um sanduíche é usar frango desfiado, peixe defumado, rosbife ou queijo magro (minas, ricota, cottage ou queijo quark).
5. Leite de soja
Foto: Photo Rack / Divulgação
Quando o assunto é substituir o leite, normalmente, se pensa no de soja. Porém, é uma ingestão direta de líquidos transgênicos para a sua corrente sanguínea. A soja é rica em pesticidas, e o grão costuma ser modificado geneticamente para torne-se mais vendável. Se quer substituí-lo, busque receitas para produzir em casa, feitas com amêndoas, coco ou castanhas.
6. Bolacha salgada ou de cereais que se dizem integrais
Foto: Divulgação
É muito comum ter na bolsa um pacotinho de bolacha integral. É prático e saudável, não? Não! De integral esses biscoitinhos não tem nada. Geralmente, a quantidade de farinhas refinadas sobrepõe a quantia de farinha integral. Sem falar na parcela de açúcar, gordura saturada e sal que é bem grande. Para opção de lanches intermediários saudáveis e rápidos, tenha sempre na bolsa castanhas, nozes e amêndoas.
7. Shakes emagrecedores
Foto: Divulgação

Quem não quer ter uma espécie de ração pronta em casa? Não ter que planejar as refeições, somente pegar um pó e jogar na água ou no leite e pronto: saciedade garantida e quilos a menos. Só que não! Esses shakes emagrecedores são repletos de soja, algumas farinhas simples e corantes. Além de serem pobres em nutrientes, o que poderá lhe causar uma anemia e uma barriga horrorosa. A farinha causa uma falsa impressão de saciedade, fora o teor de sódio que é altíssimo. TOMADOD E ZERO HORA DE RGS BR 

No hay comentarios: