sábado, 24 de octubre de 2009

CAMBIO CLIMATICO - Brasil crea instituto

Novo instituto vai estudar mudanças climáticas no território nacional
Uma nova instituição vai colaborar para a formulação de estratégias do Plano Nacional de Mudança do Clima e para a elaboração dos relatórios de medidas nacionais e multilaterais apresentados nas Conferências das Partes da Convenção de Mudanças Climáticas da ONU.

Na semana passada, foi inaugurado o Instituto de Tecnologia e Engenharia das Mudanças Globais em Energia e Meio Ambiente, que vai realizar estudos de identificação de vulnerabilidades, ações de mitigação e adaptação a mudanças climáticas no território nacional.

Convênio entre o Ministério da Ciência e da Tecnologia e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ - Coppe permitirá o repasse de R$ 3 milhões da Finep e outros R$ 800 mil pelo CNPq.

Integração - O trabalho no Instituto do Clima será realizado de forma integrada com várias unidades da Coppe, tais como Instituto Virtual de Mudanças Climáticas (Ivig), que trata de tecnologias e energias sustentáveis, e o Programa de Planejamento Energético, que inclui o Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Centro Clima). Também fazem parte da parceria o Programa de Engenharia de Transportes, que já desenvolve estudos associados ao tema como, por exemplo, mobilidade e sociedade de baixo carbono.

O instituto contará com o suporte do supercomputador da Coppe, um dos mais potentes da América Latina, fruto da cooperação com a Petrobras. O equipamento entrará em operação ainda este ano para desenvolvimento de modelos climáticos aplicados à engenharia. Atualmente, quatro professores da Coppe participam do grupo de energias renováveis do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).
A Coppe já é sede do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e tem participado das reuniões com a Presidência da República, Ministério Minas Energia, Ministério do Meio Ambiente e Casa Civil para definir a posição brasileira na Convenção do Clima de Copenhague, em dezembro.

Acordo entre Brasil e Uruguai permite
pagamento em moeda local entre os dois países

Os Bancos Centrais do Brasil e do Uruguai firmaram na última sexta-feira (23) uma Carta de Intenções pela qual concordam em dar início ao processo de implantação do Sistema de Pagamentos Bilateral em Moeda Local entre os dois países.
O objetivo de criação do sistema de pagamentos é oferecer aos exportadores e importadores brasileiros e uruguaios uma alternativa para a liquidação de suas operações de compra e venda em moeda local. A redução de custos por não utilização de uma terceira moeda e o aumento da liquidez e da eficiência do mercado de câmbio em Peso Uruguaio e Real são alguns dos benefícios que adviriam da implementação do sistema.
A existência do sistema bilateral de pagamentos será mais um elemento a contribuir para o processo de integração econômica entre as duas nações do Mercosul. Além disso, a assinatura da Carta de Intenções ajudará a consolidar os vínculos de cooperação entre os Bancos Centrais do Brasil e do Uruguai.

No hay comentarios: