jueves, 1 de julio de 2010

BALLENAS se suspende la caceria

Caros amigos,
Nós conseguimos! A proposta para legalizar a matança de baleias não foi aprovada nas negociações no Marrocos -- e nossa campanha ajudou a fazer a diferença.
Em algumas semanas nós conseguimos criar a maior petição pela proteção de baleias da história, assinada por 1,2 milhão de pessoas ao redor do mundo, e entregamos diretamente a delegados-chave na reunião da Comissão Baleeira Internacional. No final, a proibição de caça a baleias, já em vigor há 24 anos, foi mantida.
O lobby a favor da caça tentou usar favores políticos para estabelecer uma cota para a caça, mas com a pressão aumentando nas reuniões fechdas, nossa petição massiva se tornou um dos maiores temas na BBC World News, e nós trabalhamos com negociadores favoráveis à nossa causa e aliados para colocar pressão onde era mais necessário e onde chamaria a atenção do mundo.
Peter Garrett, o Ministro do Meio Ambiente australiano, recebeu nossa petição em nome dos países com o mesmo posicionamento em frente a jornalistas do mundo inteiro e disse "Muito obrigado, Avaaz. É um prazer imenso estar aqui e aceitar essa petição... Eu acredito que as vozes do mundo precisam ser ouvidas. Eu certamente as escuto hoje".
A delegação dos EUA nos recebeu falando -- "Avaaz! Nós vimos seu outdoor no aeroporto!", e delegados estavam animados discutindo nosso contador de assinaturas gigante do lado de fora das negociações, acompanhando seu crescimento até ela passar de 1 milhão de assinaturas.
Depois da reunião, um negociador europeu nos disse: "Nós conseguimos manter a proibição à caça... Eu venho checando a petição online. Eu fiquei impressionado ao ver os números aumentando tão rápido e que pessoas do todo o mundo estavam assinando".
Essa é uma vitória importante para as baleias -- e para o poder da população mundial -- juntos nós mostramos que decisões internacionais podem ser influenciadas por esforços bem direcionados vindos de pessoas de todos os cantos.
No entanto, vencer essa batalha não garante a segurança das baleias ainda -- a frota de caça "científica" do Japão já está navegando pelas brechas da Comissão Baleeira Internacional para matar centenas de baleias.
Para vencer de vez nós precisamos iniciar uma campanha pelo fortalecimento e reforma da Comissão, e nos mobilizar em países com governos a favor da caça de baleias, como o Japão -- onde o Gabinete conhece a Avaaz e onde nós já conseguimos mudanças na política ambiental no passado.
Nós podemos conseguir se pessoas suficientes doarem pequenas quantias semanalmente. Nós chegamos a 6.000 doadores regulares -- se chegarmos a 10.000 nós podemos começar a financiar a campanha no Japão e outros países-chave agora. Clique aqui para virar um mantenedor da Avaaz e fazer com que as campanhas aconteçam:
https://secure.avaaz.org/po/whales_reportback_6/?vl

Durante os poucos anos de existência da Avaaz, nosso movimento explodiu através de uma simples idéia democrática: que a pressão popular pode ir contra e vencer interesses poderosos. Seja protegendo baleias, indo contra a corrupção, apoiando movimentos democráticos legítimos ou lutando por um acordo sobre mudanças climáticas, nós estamos nos unindo para criar uma ponte entre o mundo em que vivemos e o mundo que todos nós queremos.
Agora, se um número suficiente de nós contribuir uma pequena quantia para as campanhas da Avaaz financiadas por seus próprios membros, nós teremos a força para ter ainda mais vitórias. Clique aqui para doar agora:
https://secure.avaaz.org/po/whales_reportback_6/?vl
Com esperança,
Ricken, Alice, Paul, Mia, Ben, Luis, David, Graziela, Milena e toda a equipe Avaaz

No hay comentarios: