domingo, 17 de octubre de 2010

ENERGIA NUCLEAR Huguito Chavez y sus reactores


Doble moral de la izquierda sudamericana, Chávez, que se dice ecologista, ambientalista etc. y que discurseó en Copenhague contra el capitalismo culpable de los problemas ambientales ha firmado con Rusia acuerdos para que le construyan reactores nucleares, se acuerda de Chernóbil?? , tal Huguito no… así estamos, la noticia dice:
BBC Brasil | 15/10/2010 15:29
Em visita oficial à Rússia nesta sexta-feira, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, assinou um acordo com o líder russo, Dmitry Medvedev, para a construção e exploração de uma usina nuclear na Venezuela.
"Venezuela entra no caminho da energia nuclear", afirmou o líder venezuelano, de acordo com agências de informação russas. "Desnecessário dizer, mas vou dizer: com fins pacíficos, obviamente."
Antes de embarcar à sua viagem internacional - que além da Rússia inclui Ucrânia, Bielo-Rússia, Síria, Líbano e Irã -, Chávez havia adiantado que fecharia esse acordo, que permitirá o desenvolvimento de energia atômica no país.
Presidentes russo, Dmitri Medvedev (à dir.), e venezuelano, Hugo Chávez, passam em frente de guarda de honra durante encontro no Kremlin, em Moscou
  O presidente russo disse que as economias petroleiras são vulneráveis e a construção da usina levará independência à Venezuela, "incluindo no caso da queda dos preços do petróleo", de acordo com a agência estatal venezuelana.
O governo venezuelano defende a energia nuclear para geração de eletricidade e como alternativa à geração termoelétrica. Chávez costuma citar como exemplos o Brasil e a Argentina. No início deste ano, a Venezuela enfrentou uma crise de escassez de eletricidade provocada pela estiagem e por faltas de investimentos no setor.
"Dizem que vamos fazer bombas atômicas. Não, nós não vamos fazer bombas atômicas", afirmou Chávez. "Vamos desenvolver a energia nuclear e nada vai nos impedir. Somos livres, soberanos e independentes", disse o presidente durante uma conferência com estudantes russos e venezuelanos na Biblioteca de Literatura Estrangeira, em Moscou.
Tratado
O tratado bilateral para promover o desenvolvimento de energia nuclear para fins pacíficos já havia sido assinado em 2008, em Caracas. O acordo, porém, para a construção da usina atômica ainda não havia sido concretizado.

No hay comentarios: