martes, 26 de febrero de 2013

AGUA cortan suministro en Río de Janeiro


Falta de água fecha mais de 60 escolas no Rio
  • Pelo menos 33 unidades tiveram funcionamento parcial neste terça
  • Rio e Baixada têm 90% da distribuição de água normalizada
Moradores de Vila em São Cristóvão continuam com problemas de falta de abastecimento de águaCustódio Coimbra / O Globo
RIO - A falta de água provocada por cortes de energia no último fim de semana continua prejudicando os moradores do Rio. De acordo com a Secretaria municipal de Educação, 62 unidades escolares não funcionaram, e 33 tiveram funcionamento parcial nesta terça-feira por conta da falta d’água e da impossibilidade de obtenção de carro-pipa. Segundo a secretaria de Educação, na quarta-feira, cada unidade escolar vai avaliar sua situação e, caso seja necessário, não haverá atividades.Algumas escolas particulares também fecharam. Foi o caso do Colégio Edem, em Larajeiras, que não terá expediente na tarde deste terça-feira. Na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), que teve o expediente encerrado mais cedo na segunda-feira, o abastecimento já foi normalizado.
Veja também
De acordo com a Cedae, 90% da distribuição de água no Rio e na Baixada já estão normalizados. A falta d'água, que começou na noite de sexta-feira dobrou o preço cobrado pelos caminhões-pipa. Ainda conforme a Cedae, ainda há várias regiões, principalmente, em pontos de fim de linha e ruas altas com problemas no abastecimento. A Light teria informado à Cedae que fará duas obras para minimizar os apagões. Os problemas, no entanto, devem continuar por mais 24 horas, já que o restabelecimento do sistema não é imediato.
Na segunda-feira, a Light reconheceu que houve uma interrupção de 19 minutos da linha principal do Guandu, que abastece 9 milhões de pessoas em oito cidades, incluindo a capital. E informou que fará inspeção de suas instalações. Classificando a pane no sistema de “episódio inaceitável”, o presidente da Cedae afirmou que cobrará uma atitude enérgica da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A orientação é que os moradores economizem água.
Segundo a Cedae, o primeiro corte de luz no sistema Guandu aconteceu às 22h55m de sexta-feira; o segundo, à 1h de sábado; o terceiro, às 23h01m de sábado; e o último, às 22h50m de domingo. Na madrugada de domingo, o sistema Guandu foi restabelecido. A Cedae informou que manterá até a noite de quarta-feira um esquema especial de atendimento a consumidores especiais, como hospitais. Em dezembro de 2012, quatro cortes de energia paralisaram as elevatórias que levam água para a Baixada Fluminense. À época, o problema afetou a distribuição em Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo e Nilópolis, o mais prejudicado. O problema só foi normalizado após 48 horas.
Tomado de  http://oglobo.globo.com/rio/falta-de-agua-fecha-mais-de-60-escolas-no-rio-7676657#ixzz2M37Tg2p7

No hay comentarios: