jueves, 23 de enero de 2014

ENERGÍA: DEMANDA RÉCORD EN RGS BRASIL


 Rio Grande do Sul bate recorde de demanda de energia elétrica
Foto: Beto Rodrigues/Divulgação
Na área de concessão da CEEE Distribuição, semana foi de números elevados
Em uma semana marcada pelo calor, na qual Porto Alegre foi a capital com maior temperatura de todo o País, a demanda instantânea de energia elétrica no Rio Grande do Sul alcançou patamares elevados, acima de 6,5 mil megawatts (MW), bem acima dos máximos registrados em todo o ano passado. Na segunda-feira (20), foi estabelecida uma nova marca, que chegou a 6.686 MW às 14h32min, quando a temperatura era de 38,1°C, de acordo com dados do Centro de Operação do Sistema (COS) da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).
Em um cenário de expressiva inclusão social, aliada às temperaturas elevadas, em que os equipamentos elétricos vêm trabalhando há dias sob rigorosa exigência, é provável que ocorram, pontualmente, falhas ou defeitos que podem provocar interrupções localizadas. Por esses motivos, os agentes do setor elétrico estão atentos para planejar ações e investimentos que minimizem essas eventuais interrupções.
Na área de concessão da CEEE Distribuição (72 municípios gaúchos, incluindo a Capital e as regiões do Litoral Norte e Sul, Centro Sul e Campanha, com mais de 1,55 milhão de consumidores), a semana também foi de números elevados, que se aproximam de 2 mil MW.
O presidente do Grupo CEEE, Gerson Carrion, afirma que esta marca revela que o Sistema Interligado Nacional e os seus agentes, entre os quais as empresas do Grupo CEEE, estão preparados para atender o crescimento do mercado gaúcho, ainda que associado a um verão rigoroso. O executivo lembra que, segundo dados dos institutos meteorológicos, a estação é a mais quente dos últimos 10 anos. Carrion salienta que os investimentos realizados pelo Grupo CEEE nos últimos anos, que atingem a cifra de R$ 3,5 bilhões, são o resultado de um esforço para garantir a infraestrutura elétrica para que o Estado continue se desenvolvendo. TOMADO DE AGORA DE RGS BR 

No hay comentarios: