miércoles, 27 de noviembre de 2013

VACUNARAN EN 2014 PARA HPV la las adolescentes en Brasil

Vacinação contra o HPV será gratuita a partir de 2014 para meninas pré-adolescentes
Em 2014, meninas na faixa etária de 11 a 13 anos poderão se vacinar gratuitamente, através do Sistema Único de Saúde (SUS), contra o vírus do papiloma humano (HPV), causa de 95% dos casos de câncer de colo do útero. Será a primeira vez que a população terá acesso gratuito a uma vacina que protege contra câncer.
 O câncer de colo do útero representa a segunda maior taxa de mortalidade entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do de mama. A vacina, disponível já a partir de março para essa nova faixa etária, deverá ser oferecida tanto nas unidades básicas de saúde quanto nas escolas públicas e privadas.
 O processo completo de imunização será composto de três etapas: a dose inicial, uma segunda dose, seis meses depois, e a terceira, a ser aplicada cinco anos após a primeira dose. Com a adoção desse esquema estendido, também será possível ampliar a oferta da vacina, a partir de 2015, para as pré-adolescentes entre 9 e 11 anos de idade, sem custo adicional.
 A vacina é segura e tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual, ou seja, que não tiveram nenhum contato com o vírus. É importante destacar que as doses serão aplicadas apenas com autorização dos pais ou responsáveis das pré-adolescentes.
 Sobre o HPV
 O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. No Brasil, a cada ano, 685 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.

 Em relação ao câncer de colo do útero, 5.160 mulheres morreram em 2011, em todo o País, em decorrência deste tipo de câncer. Somente no Estado, 305 mulheres morreram pela mesma causa no ano passado. Tomado de agora de rgs br 

No hay comentarios: