domingo, 20 de abril de 2014

DENGUE prueban eficacia de vacuna


 Universidade americana faz parceria com instituto para testar eficácia de vacina contra a dengue
Pesquisadores do Centro de Pesquisa em Vacinas da Universidade de Pittsburgh, no Estados Unidos, vão testar vacina contra a dengue. Foto: Divulgação / CVR University of Pittsburgh - Breno Boechat
A Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, em parceria com o Instituto Sanofi Pasteur, vai colaborar na pesquisa de criação da vacina contra a dengue produzida pela organização francesa, que está em estágio avançado de testes. O acordo firmado entre as duas instituições prevê que a universidade realize testes com os voluntários que tomaram a vacina para identificar se eles ficaram imunes à dengue por terem recebido doses do medicamento ou devido a uma infecção anterior.
“Distinguir se a resposta imune de uma pessoa se deve pela vacina ou por uma infecção anterior por mosquito pode desempenhar um papel importante na avaliação da vacina candidata. O novo teste vai dizer se o índice de imunidade conquistado pelo medicamento é de fato confiável”, diz Ernesto Marques, pesquisador e professor da universidade de Pittsburgh.
A importância desse procedimento se deve também ao fato de a dengue ser, em muitas pessoas, uma doença assintomática. Há pessoas que já foram infectadas pelo vírus da doença, mas não apresentaram nenhum sintoma e simplesmente não sabem que já estiveram doentes. O ser humano infectado por um dos quatro sorotipos da doença fica imune para esse sorotipo para o resto da vida. Com o teste da universidade americana, vai ser possível identificar o motivo dessa imunidade.
“Para cada caso sintomático de dengue, pode haver até três assintomáticos, os chamados ‘casos silenciosos’, apontam pesquisas recentes. Com esse novo teste vamos poder avaliar o quanto uma vacina reduz a transmissão da doença”, explica Nicholas Jackson, diretor internacional de pesquisa sobre dengue da Sanofi Pasteur.
Até o momento, a pesquisa da Sanofi Pasteur já conta com mais de 31 mil voluntários em todo o mundo. O instituto aguarda os resultados decisivos dos testes para poder produzir a vacina em grande escala. A Universidade de Pittsburgh tem estudos conhecidos no campo da dengue, já que foi a primeira instituição de pesquisa a caracterizar dois dos quatro sorotipos conhecidos da doença.
TOMADO DE EXTRA DE BR

No hay comentarios: