miércoles, 5 de febrero de 2014

DENGUE EN SUR DE BRASIL


 Secretaria da Saúde intensifica cuidados com a dengue no litoral do RS
A Secretaria Estadual de Saúde, a partir do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), tem realizado o serviço de orientação e prevenção ao combate do mosquito da dengue nas praias do litoral Norte e Sul do Estado. Já foram investidos R$ 3,2 milhões em 157 municípios.
Embora seja pequeno, medindo apenas um centímetro, o pernilongo causa grandes problemas à saúde, diferenciando-se de resfriados e gripes por não apresentar sintomas respiratórios. Conforme os dados preliminares, recentemente foram notificados 96 casos suspeitos de dengue e confirmados três importados.
Em 2013, o Rio Grande do Sul registrou 2.383 notificações de dengue e confirmou 424, sendo 195 importados e 229 autóctones. No site www.ses.rs.gov.br é possível acompanhar o boletim semanal sobre os casos no Estado. O trabalho de prevenção tem sido intensificado com a distribuição de material explicativo e educativo, para que inclusive crianças possam se tornar agentes de combate ao mosquito.
A diretora do Cevs, Sirlei Famer, explica que além das ações em desenvolvimento por parte do Estado e municípios, o papel da população no combate à dengue é imprescindível. “O mosquito transmissor da doença vive junto às pessoas, com grande parte dos focos onde ele deposita as larvas no próprio terreno das pessoas ou até dentro das residências. Por isso, se tivermos alguns cuidados básicos em nossas casas, estaremos dando um grande passo para evitar a proliferação do inseto”, disse.
 O investimento de R$ 3,2 milhões foi encaminhado aos municípios infestados pelo inseto, que tenham registrado circulação da doença nos últimos anos, ou que sejam fronteira internacional ou com variação populacional sazonal (incluindo os balneários). Em novembro do ano passado, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) realizou a entrega de kits educativos de combate à dengue para as 19 Coordenadorias Regionais de Saúde.
O material é composto por barracas desmontáveis, fantasias do mosquito transmissor da doença, lupas e DVDs, que já estão sendo utilizados nas atividades de mobilização e educação da comunidade, tanto por parte das coordenadorias quanto através de empréstimo aos municípios.
Cuidados para eliminar ou evitar o mosquito em casa:
- Mantenha a piscina tratada o ano inteiro;
- Não acumule água nos pratos dos vasos de plantas. Encha-os com areia;
- Mantenha desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;
- Guarde os pneus velhos sob abrigos;
- Coloque embalagens de vidro, lata e plástico em uma lixeira bem fechada;
- Limpe os bebedouros de animais com escovação;
- Feche caixas d'água, tonéis e latões;
- Guarde as garrafas vazias com gargalo para baixo;
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta e sensação de fraqueza;
- Dor nos olhos e/ou dor de cabeça;
- Dor nas juntas e nos músculos;
- Manchas avermelhadas no corpo;
- Náuseas e/ou vômitos.
Em caso de suspeita de dengue, a orientação é que se procure a Unidade de Saúde mais próxima e que não sejam utilizados medicamentos sem orientação médica. TOMADO DE AGORA DE RGS BR 

No hay comentarios: