jueves, 20 de febrero de 2014

LIXO EN PUERTO ALEGRE 800 días de emergencia


OITOCENTOS DIAS DE EMERGÊNCIA NO LIXO DE PORTO ALEGRE
Porto Alegre vive sob a emergência do lixo. Os serviços de limpeza urbana de Coleta de Resíduos Domiciliares, de Capina e de Coleta Seletiva, entre outros, estão sendo operados por meio de contratos firmados sem licitação pública, ditos emergenciais.
O governo do prefeito José Fortunati (PDT) completa nessa sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014, o total de 800 dias de EMERGÊNCIA no lixo de Porto Alegre.
Nesses 800 dias de emergência do lixo, a Prefeitura de Porto Alegre somente em relação a coleta de resíduos domiciliares firmou cinco contratos sem licitação pública, sucessivos, todos emergenciais com empresas privadas.
Dos cinco instrumentos públicos, quatro contratos foram firmados entre o Departamento Municipal de Limpeza Urbana – DMLU e a empresa privada Revita Engenharia S/A, pertencente a holding Solví Participações S/A, dona da Vega Engenharia Ambiental S/A, da CRVR – Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos S/A e da Relima Ambiental S/A, essa última operando em Lima no Peru, grupo que é comandado pelo expert Carlos Leal Villa.
O quinto contrato sem licitação pública foi assinado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana – DMLU com a empresa privada WK Borges & Cia Ltda, do grupo WK Borges/Mecanicapina, instrumento que está em vigor desde o início de dezembro do ano passado. O “marco zero” tem registro de 14 de dezembro de 2011, quando o governo do prefeito pedetista José Fortunati concedeu à ordem de serviço para a operação da coleta de lixo domiciliar da capital gaúcha a empresa privada Revita Engenharia S/A.
De 14/12/2011 até a data dessa sexta-feira, 21/02/2014, transcorrem 800 dias que se opera em Porto Alegre serviços de limpeza urbana por instrumentos emergenciais.
Nesse período de 800 dias de emergência no lixo de Porto Alegre, o preço da tonelada coletada de resíduo sólido domiciliar aumentou 6 vezes.
Já o preço de R$ 70,94 em dezembro de 2011 passou para R$ 102,41 em dezembro de 2013. O percentual de aumento foi de 44,36%.
No período de 800 dias de emergência no lixo de Porto Alegre, a inflação no Brasil chega a 13,53%, conforme cálculo do INPC/IBGE.
Por outro ângulo, o preço da tonelada coletada de lixo domiciliar definido por meio da emergência em Porto Alegre aumentou 30,83% ACIMA da INFLAÇÃO no BRASIL!!!
Já o serviço prestado é emergencial. De péssima qualidade. A coleta de lixo domiciliar é operada por meio de caminhões coletores velhos, sem GPS, e outros itens que fazem a diferença em um serviço de limpeza urbana de qualidade.
E não é só o serviço de Coleta de Lixo Domiciliar que é operado na emergência em Porto Alegre. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana – DMLU da Prefeitura da Capital gaúcha mantém diversos contratos em emergência, entre eles os serviços de Capina (já assinaram três contratos), de “Locação de Caminhões Roll-on Roll-off e Containeres” (firmaram dois contratos), de “Locação de Caminhões Caçamba” (dois contratos emergenciais) e da “Coleta Seletiva” (dois contratos sem licitação pública), e por aí vai…Contratos emergenciais acabam trazendo sérios problemas para os gestores municipais que deles se utilizam para operarem a coleta de lixo de cidades brasileiras.
No Recife, a partir de uma representação da vereadora Priscila Krause (DEM) da Câmara Municipal da Capital pernambucana, que apontou sucessivos contratos firmados sem licitação com empresas de lixo, o Ministério Público Estadual representado pelo promotor de Justiça Charles Lima, com atuação na Promotoria de Defesa do Patrimônio Público da Capital, acabou ingressando com uma Ação Civil por Improbidade Administrativa contra os ex-prefeitos João Paulo Lima e Silva e João da Costa Bezerra Filho, por dispensa irregular de licitação para contratação de empresas para a coleta de resíduos domiciliares.
O leitor pode acessar na íntegra o texto que tem por título “MPE ingressa na Justiça contra os ex-prefeitos do Recife que promoveram sucessivos contratos sem licitação pública no lixo” e ler a matéria.
Porto Alegre continua a mesma, Porto Alegre continua suja!!! E sob a emergência do lixo há 800 dias!!! Tomado de envío de mafia do lixo de br 

No hay comentarios: