miércoles, 17 de febrero de 2021

RS DEVE RECEBER MAIS 300 MIL DOSES DA CORONAVAC NA SEMANA QUE VEM

 RS DEVE RECEBER MAIS 300 MIL DOSES DA CORONAVAC NA SEMANA QUE VEM


O Estado já recebeu quatro remessas de vacinas, que totalizam 704,4 mil doses

FELIPE DALLA VALLE/PALÁCIO PIRATINI/JC

O Ministério da Saúde planeja distribuir aos estados um lote com mais 4,8 milhões de doses da Coronavac na próxima terça-feira (23) e a estimativa inicial é que o Rio Grande do Sul receba cerca de 300 mil doses. Se confirmadas, as doses irão garantir a manutenção da vacinação entre os grupos prioritários e a aplicação da segunda dose do imunizante entre os gaúchos. 

Com doses de vacina contra a Covid-19 se esgotando, governadores e congressistas preparam uma ofensiva sobre o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para acelerar a chegada de novos imunizantes ao País. Nesta quarta-feira (17), o Fórum dos Governadores reúne-se com Pazuello a fim de cobrar ações mais efetivas para a chegada de vacinas.

Se for confirmado o envio, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) afirma que irá repassar imediatamente as doses aos municípios para dar continuidade à imunização da população gaúcha, especialmente do grupo prioritário dos idosos, os mais afetados pela doença. Ainda de acordo com o governo do Estado, parte do lote servirá para a aplicação da segunda dose. Os quantitativos para cada público estão sendo definidos.

O RS já recebeu quatro remessas de vacinas, que totalizam 704,4 mil doses. O primeiro lote, com 341,8 mil vacinas CoronaVac, chegou em 18 de janeiro. Outras 116 mil vacinas da Oxford/AstraZeneca foram recebidas em 24 de janeiro. A terceira remessa, com 53,4 mil doses da CoronaVac, desembarcou em solo gaúcho no dia 1 de fevereiro. No dia 7 deste mês chegaram mais 193,2 mil doses da CoronaVac.

No fim da tarde desta quarta, a SES divulgou nota sobre a falta de vacinas relatada por municípios. A pasta cita que a situação é fetio da maior velocidadena aplicação das doses dos grupos prioritários e esclarece que "não dispõe de reserva de vacinas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi)".

Tomado de envio de journal do comercio de rgs br

No hay comentarios: