lunes, 3 de febrero de 2014

SAFRA Do CAMARAO E RUIM pelos pescadores en RGS


Safra do camarão é considerada ruim pelos pescadores
Foto: Leandro Carvalho -Nas docas do Mercado Público, o movimento de compradores na manhã de sábado foi fraco A expectativa nada boa dos pescadores se confirmou. A safra de camarão, que iniciou no sábado (01), está sendo considerada muito ruim. “Já era esperada essa redução. Acredito que esteja uns 50% abaixo da safra do ano passado”, disse o coordenador da Colônia de Pescadores da vila São Miguel, o pescador Loredi Vinagre Borges, explicando que a redução dos crustáceos na Lagoa dos Patos se deve ao grande número de chuvas que atingiram a região.
De acordo com Borges os pescadores que chegaram à praia na manhã de sábado só  conseguiram capturar entre 15 e 20 quilos cada um. “Talvez, se as chuvas pararem, possa melhorar. Se conseguirmos a metade do que conseguimos ano passado vamos agradecer”, disse o pescador revelando ainda que na praia, os pescadores estão vendendo o crustáceo a 10 reais o quilo.
Nas docas do Mercado Público o movimento de compradores na manhã de sábado foi fraco, os poucos vendedores que conseguiram camarão para revender também reclamavam da baixa na safra. “A pescaria foi péssima. Pode ser que melhore no final de fevereiro se parar de chover, mas como pescador entendo que não deve dar camarão em grande quantidade. O tamanho deve melhorar um pouco”, disse Moacir Duarte, que estava vendendo o crustáceo a 20 reais o quilo e a 30 reais o camarão descascado.
“Tá horrível. Consegui só uns 20 quilos de camarão”, disse o vendedor Irani de Souza, também nas Docas. O Secretário de Município de Pesca, Claudio Costa, já havia declarado numa entrevista à equipe do jornal Agora, que os altos níveis de chuva na primavera, sobretudo nos meses de setembro e outubro, não haviam contribuído para o desenvolvimento do camarão na Lagoa dos Patos.
Para meados de fevereiro,  a Secretaria está organizando uma solenidade com o objetivo de anunciar a abertura da safra e para chamar a atenção da comunidade sobre a importância da pesca de camarão para as famílias de pescadores e para a economia do Município. O evento, que deve ser realizado no Mercado Público, dará destaque a receitas feitas com o crustáceo.Por Eduarda Toralles – tomadod e agora de rgs br 

No hay comentarios: