sábado, 22 de febrero de 2014

VACUNACION CONTRA HPV en escuelas de Rio Grande do Sul Brasil


Vacinação contra HPV deve imunizar cerca de 4 mil meninas no Município
Campanha do Ministério da Saúde começará nas escolas
Imunização contra o HPV vem para integrar o calendário vacinal das meninas de 11 a 13 anos - A vacina
contra o Papilomavírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero, será distribuída nas escolas a partir do dia 10 de março. A vacina será disponibilizada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Neste ano, serão vacinadas meninas entre 11 e 13 anos.
Segundo o secretário de Município da Educação, André Lemes, recentemente foi realizada uma reunião com os diretores das escolas municipais para tratar sobre o assunto. "A perspectiva do Ministério da Saúde é imunizar meninas de 11 a 13 anos de idade e que, inicialmente, essas vacinações ocorram nas escolas - meio mais  fácil de chegar nessas crianças. O Ministério da Saúde quer ter a garantia de imunizar o maior número possível de meninas", explicou Lemes. 
Lemes salientou que no encontro ficou definido que as diretoras das escolas vão fazer um levantamento do número de meninas, existentes nas escolas, dentro da faixa etária estipulada. "A meta é que todas as estudantes dessa faixa etária sejam vacinadas, mas há um termo de consentimento dos pais, em que eles permitem ou não a vacinação. Não daremos nenhum passo sem o consentimento dos pais", salientou. 
O secretário da Educação disse que a Secretaria de Município da Saúde é que ficará responsável pela  logística das imunizações. "A secretaria da Saúde vai fazer a vacinação, e, em cada escola, serão criados dois espaços para a aplicação da vacina. A equipe aplica a vacina e, depois, a criança fica em observação por 30 minutos para verificar se terá alguma reação", comentou o secretário. Sobre as vacinas, Lemes observou que "é uma política pública extremamente importante, mas não faremos nada que as famílias não queiram ou não    permitam". 
A coordenadora da 18ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), Neila Gonçalves Silva, explicou que a reunião de diretores da rede estadual, que ocorreu recentemente, contou com a presença de integrantes da Secretaria de Município da Saúde. "Os funcionários da secretaria estiveram presentes justamente para passar todas as informações necessárias às diretoras. As escolas comprometeram-se em passar uma listagem com o nome e o número de meninas dessa faixa etária", destacou a coordenadora.
Neila comentou que a Secretaria distribuiu um material    informativo e, também, o termo de recusa que será entregue aos pais das estudantes. "É um termo de recusa que, na primeira reunião de pais, será entregue para que eles levem para casa e devolvam assinado, caso a família recuse a imunização. Se a família optar pela não imunização da estudante na escola, depois pode ir até um posto de saúde para realizá-la", enfatizou. 
A dirigente do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Município da Saúde, Lilian Rosinha, explicou que a reunião ocorreu tanto com as escolas municipais como com as estaduais e particulares, e que todas ficaram de realizar o levantamento com o número de estudantes. "A campanha de vacinação nas escolas vai ocorrer de 10 de março a 10 de abril, e estamos aguardando as informações das escolas para montarmos as estratégias de vacinação. Já articulamos e tivemos diversas reuniões. Teremos o calendário, com as datas das  imunizações, mais próximo da data inicial", explicou a dirigente. 
Lilian acrescentou que a imunização contra o HPV vem para integrar o calendário vacinal das meninas de 11 a 13 anos e que, no Município, cerca de 4 mil estudantes devem receber a imunização. "A vacinação nas escolas é uma campanha, mas a vacina vem para ficar e vai continuar no calendário de rotina de vacinação das meninas", finalizou.
Por Aline Rodrigues – tomado de agrora de rgs br 

No hay comentarios: