sábado, 11 de abril de 2015

CONFERENCIA INTERNACIONAL DE PRESENTACIÓN DE EXPERIENCIAS DE GESTORES DE RESIDUOS


 Conferência Internacional apresenta experiências de gestores com geração e tratamento de resíduos
  Nos dias 07 e 08/04, ocorreu em Brasília, DF, a Conferência Internacional Cidades Sustentáveis–
Políticas Públicas Inovadoras no âmbito do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. O público alvo da conferência são gestores públicos, lideranças sociais e empresariais, pesquisadores, acadêmicos, jornalistas e interessados em temas relacionados à construção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis.
Prefeitos de vários municípios brasileiros e de outros países apresentarão experiências concretas e de excelência de gestão pública sustentável em diversas áreas, entre as quais saúde, educação, mobilidade, segurança, resíduos e governança. As boas práticas apresentadas serão norteadas pelos 12 eixos do Programa Cidades Sustentáveis.
As experiências relatadas na Conferência mostram avanços importantes nesse tema e podem servir de exemplo ou inspiração para gestores públicos.
Osmando Pereira da Silva, prefeito de Itaúna (MG), apresentou uma dessas boas práticas. Ele contou como a sua cidade tem atuado na área de resíduos sólidos. “Em 2002, tomamos uma decisão muito importante, que foi incentivar a criação de cooperativas, e, nessa esteira, implantamos a coleta seletiva em toda a cidade.”
Segundo ele, a seleção e a comercialização do material reciclável são realizadas por uma cooperativa – a Coopert. “Para facilitar a coleta, convocamos a população a assumir um novo papel frente aos resíduos, separando os resíduos úmidos dos sólidos”, complementou. A coleta na cidade é feita em dias alternados: um dia só é recolhido o resíduo seco e, no outro, só o molhado.
Em relação aos resultados alcançados até aqui, o prefeito informa que Itaúna gera 2.200 toneladas mês de resíduos, sendo 1.510 toneladas de material molhado e 420 toneladas de seco. A cidade recicla e comercializa 31% do lixo. Entre os impactos positivos mencionados por Silva estão: ganho ambiental, inclusão social, geração de trabalho e renda e mudança de hábito da população.
Alexandre Ventura, administrador de Educação e Relações Institucionais da Lipor (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto), de Baguim do Monte, Portugal, explicou como a aquela região metropolitana de Portugal está atuando. “Cada prefeitura coleta o seu lixo e nós (da Lipor) fazemos o tratamento e a reciclagem.”
Ventura destacou o sistema de multimídia, utilizado na campanha “O Rumo do Consumo”. A ferramenta busca envolver emocionalmente e conscientizar a população. “Além da reciclagem dos resíduos, procuramos prevenir, buscando a redução da geração de resíduos.”
Outra iniciativa de sucesso foi apresentada por Luca Menesini, prefeito de Capannori, região da Toscana, província de Lucca, que detalhou a Estratégia “Lixo Zero”, iniciada em 2005 e em desenvolvimento na cidade italiana. Atualmente, Capannori tem uma das mais altas taxas de reciclagem municipal na Europa. “Partimos do conceito de que o lixo pode ser um recurso”, pontuou Menesini.
Em sua avaliação a atual gestão dos resíduos no planeta não é sustentável. “Cresce a economia, cresce também a quantidade de lixo”, constatou. Ele, entretanto, aponta uma saída para o problema. “Quem pode mudar isso é o cidadão.”
O prefeito de Capannori citou alguns exemplos de como o cidadão pode reduzir a geração de resíduos. “Ao comprar maças, vou comprar elas soltas, sem embalagem. Bebemos a água pública, assim não usamos a embalagem.”
A mesa temática foi mediada por Maurício Broinizi, coordenador executivo da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis. “Tivemos uma mesa com uma grande quantidade de informações e que podem servir de referência para outros municípios”, avaliou ele, ao final do evento. TOMADO DE ENVIO DE PROFESSOR RESIDUOS SOLIDO DO BRASIL 

No hay comentarios: