martes, 7 de abril de 2015

LIVROS INFANTIS SOBRE SUTENTABILIDADE


Rosana Jatobá lança série de livros infantis sobre sustentabilidade   
Livros abordam questões de sustentabilidade em linguagem adequada às crianças
A jornalista Rosana Jatobá lançará em Salvador, no dia 06/05 (com local e horário ainda não definidos), uma série de livros infantis paradidáticos que abordam questões de sustentabilidadeem linguagem adequada às crianças. Ela conta que foi um de seus filhos quem lhe chamou a atenção para a necessidade de se falar desse assunto para as crianças. "Meu filho Benjamin um dia chegou pra mim e disse: 'Mamãe, apaga a luz, porque vai faltar energia no planeta!'. Eu fiquei assustada. Eu pensei: 'Nossa, as escolas estão vindo com um conteúdo forte de educação ambiental!'", relata. Assim, Rosana começou a prestar mais atenção na relação das escolas com o assunto e como essas informações são passadas para as crianças.
Durante uma visita à escola dos filhos, Rosana percebeu que a instituição estava adiantada. Possuíam oficinas de reciclagem, reaproveitamento de resíduos entre outras atividades nessa área. “Foi aí que pensei em traduzir tudo o que já escrevo no jornalismo de sustentabilidade para a linguagem infantil. Mas, nada aconteceu assim, foi só uma ideia", conta. Meses depois, Rosana estava em Foz do Iguaçu, apresentando um evento em sua área, quando foi abordada por uma editora propondo a elaboração da série. "Nem eu acreditei, mas fomos conversando. Acertamos o trabalho e eu  fui escrevendo. Foram oito meses de maturação  até concluir a coleção", explica. Escritos em parceria com a pesquisadora Arminda Jardim e com ilustrações da bióloga e artista plástica Isabel Galvanese, cada um dos sete livros abordam um tema: natureza, água, consumismo, mobilidade urbana, alimentação, lixo. O último é de atividades, "uma espécie de laboratório, em que a criança põe ali tudo o que ela assimilou nos outros livros da coleção", detalha. Graduada em Letras e com boa experiência em projetos de sustentabilidade, Arminda Jardim traduziu o conteúdo de Rosana em linguagem adequada. "Tenho um conteúdo  que venho desenvolvendo há anos no meu trabalho na internet, rádios e TV. Mas, como não sou especialista no universo infantil, convidei a Arminda para que ela traduzisse isso em literatura infantil", diz Jatobá.
Segundo Rosana Jatobá esses temas ainda são abordados de forma estanque nas escolas, sem relação com a vida diária. “A sustentabilidade precisa permear todas as disciplinas", vê.
A carreira é vasta. Vale descartar que Rosana Jatobá foi Vencedora do Prêmio Comunique-se de melhor jornalista de sustentabilidade (em 2013) e Mestre em Gestão e Tecnologias Ambientais. Entre outras atividades foi Colunista de Sustentabilidade no G1, o Portal de Notícias da Rede Globo. Possui um portal de sustentabilidade (www.universojatoba.com.br).  O primeiro livro que escreveu foi “Questão de Pele – A Terra Como Organismo Vivo”. Tomado de envio de profesor residuos de br 

No hay comentarios: