domingo, 29 de octubre de 2017

GOVERNANÇA DA ÁGUA E SEGURANÇA HÍDRICA PARA USOS MÚLTIPLOS SERÃO OS TEMAS CENTRAIS DO 2017

 Governança da Água e Segurança Hídrica para Usos Múltiplos serão os temas centrais do 2017
O evento busca despertar na sociedade o interesse pela proteção da água, do meio ambiente, do
turismo ecológico Foto:  Alex Pimentel/Agência Diário
A relação do ser humano com a natureza e as conseqüências que isso vem causando geram discussões em todo o mundo. No Ceará não é diferente, principalmente em virtude do cenário de chuvas abaixo da média dos últimos anos. A busca de soluções e de debates qualificados ganha relevância e poderá ser vista, em Fortaleza, durante o VIII Encontro Intercontinental sobre a Natureza (O2).
O evento, uma realização do Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (Ihab), será de 6 a 8 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará. Em 2017, o O2 terá como tema central “Governança da Água e Segurança Hídrica para Usos Múltiplos”. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site: www.ihab.org.br/o2017.
“O encontro reúne pessoas do Ceará e diversas partes do mundo que estão interessadas no futuro do Planeta, no que diz respeito à água, terra, floresta e ar. O foco principal é a água, pois, sem ela, não há vida. A partir disso, são apresentadas discussões de temas transversais, por meio de trabalhos sistêmicos. Em suma, o O2 reúne pessoas que pensam globalmente e agem localmente a fim de melhorar essa relação homem-natureza”, explica Clodionor Araújo, presidente conselho estratégico do Ihab e coordenador do O2.
A programação é voltada para engenheiros, geólogos, geógrafos, agrônomos, pesquisadores, jornalistas, empresários, lideranças políticas, estudantes e pessoas comprometidas com o assunto. O O2 é um encontro bianual, com sede permanente em Fortaleza.
Ele busca despertar na sociedade o interesse pela proteção da água, do meio ambiente, do turismo ecológico, da eco arte cultura, com discussões de questões de desenvolvimento sustentável, ressaltando as atuais condições, os estudos e experiências realizadas e as ações a serem implantadas e implementadas para o manejo geoecológico da natureza no nível local e global.
O evento é composto por conferência, mesa redonda, fórum de líderes, cursos, oficinas e apresentação de casos exitosos com visão sistêmica, em temas variados como gestão das águas, construção sustentável e reúso de águas para fins potáveis. Além disso, ocorre exposição com estandes, balcões de artesanato e o evento Eco Arte e Cultura.
A Conferência Magna será no dia 6 de novembro, às 16h,  proferida por Oscar de Moraes Cordeiro Netto, professor da Universidade de Brasília (UnB), ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) e ex-presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), que será condecorado como Embaixador O2 para a Natureza 2017 e terá Francisco Teixeira, titular da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), como presidente.
Um dos destaques da programação será o Fórum de Líderes Internacionais, que reunirá representantes de diversos países para discutir “Os Futuros da Água e Soluções – Procurando os Caminhos para atingir a Segurança Hídrica em 2030/2050”. O espaço será coordenado por Alberto Palombo, secretário executivo da Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH).

O fórum terá presença de outros nomes importantes, como Blanca Jimenez-Cisneros, secretária do Programa Hidrológico Internacional (PHI) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Christopher A. Scott (EUA), diretor do Udall Center for Studies in Public Policy, da Universidade do Arizona; e Dhesigen Naidoo, CEO da Water Research Commission, a única instituição dedicada de direção e financiamento da pesquisa de água da África do Sul.
Dentro do O2 ocorrerá, ainda, a 8ª edição do Eco Arte e Cultura, evento promove e conscientiza ecologicamente a população em geral, por meio do dialogo das artes integradas com a Ecologia. Ao longo dos três dias, os participantes verão feira de artesanato com produtos naturais, oficinas, exposição fotográfica, apresentações musicais, mostra de vídeos e exposições.
O O2 e suas iniciativas complementares reunirá lideranças empresariais e políticas, executivos de organizações públicas, privadas e da sociedade civil, cientistas, pesquisadores, professores e educadores, entidades culturais, estudantes, artistas de diversas linguagens e interessados nas questões ambientais para apresentarem alternativas de como preservar a natureza, como resultado do Dialogo do Futuro da Água no Brasil, Cenários de Segurança Hídrica a 2030 – 2050.

TagsAgência Nacional de Águas (ANA) -Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) -Center for Studies in Public Policy -Centro de Eventos do Ceará -Construções Sustentáveis -Eco Arte e Cultura -Gestão das Águas -Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (Ihab) -Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (Unesco) -Programa Hidrológico Internacional (PHI) -Rede Interamericana de Recursos Hídricos (RIRH) -reúso de águas -Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) -VIII Encontro Intercontinental sobre a Natureza (O2) -Water Research Commission  tomado de face de maristela crispin , de diario del nordeste br

No hay comentarios: