miércoles, 17 de abril de 2013

TORTUGAS DE AMAZONIA necesitan voluntarios


EDITAL DE SELEÇÃO PARA PESQUISADOR EM CONSERVAÇÃO E MANEJO DE QUELÔNIOS AMAZÔNICOS
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL- IDSM-OS/MCTI
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá -IDSM está selecionando um(a) profissional da área de ciências biológicas, ou de outras áreas ambientais afins, para ocupar o cargo de Pesquisador do Programa de Pesquisa em Conservação e Manejo de Quelônios, atuando no apoio às atividades técnicas e científicas do Grupo de Pesquisa de Uso Sustentável dos Recursos Naturais do IDSM, na região do Médio Solimões, Amazonas.
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - IDSM é uma Organização Social com Contrato de Gestão assinado com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e atua no desenvolvimento de pesquisa, monitoramento e extensão visando a Conservação da Biodiversidade da Amazônia por intermédio do uso sustentado e participativo dos recursos naturais e do manejo de unidades de conservação. A atuação do IDSM pode ser vista com maiores detalhes em www.mamiraua.org.br ou nas publicações do Instituto.
A RDS Mamirauá está localizada no Médio Solimões, estado do Amazonas, com uma área de 1.124.000 ha, completamente formada de florestas alagadas de águas brancas, as várzeas. A reserva foi criada em 1990, tendo o seu Plano de Manejo concluído e publicado em 1996, e atualmente em fase de revisão. As atividades desenvolvem-se no sentido de implementar e revisar as normas estabelecidas nesse plano, através de ações integradas de pesquisa, extensão e monitoramento, todas com participação comunitária. Como é considerada uma área alagada de importância internacional, é reconhecida como um sítio da Convenção Ramsar, das Nações Unidas, que protege áreas deste tipo em todo o mundo.
A RDS Amanã, situada ao lado da RDS Mamirauá, cobre uma área de aproximadamente 2.313.000 hectares e engloba grandes extensões de ecossistema de terra firme, além de porções de igapó e de várzea. Está localizada entre a bacia de águas pretas do Rio Negro e a de águas brancas dos rios Japurá e Solimões. A Reserva Amanã foi criada em 1998, constituindo na época a maior área protegida em floresta tropical na América do Sul.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
· O Pesquisador do Programa de Pesquisa em Conservação e Manejo de Quelônios deverá:
· Avaliar o status populacional de espécies de quelônios que ocorrem nas duas reservas e seu entorno;
· Apoiar as atividades de monitoramento do uso deste recurso natural pelas populações moradoras das duas reservas e seu entorno;
· Articular e apoiar atividades de proteção comunitária de praias de desova;
· Dar continuidade à aplicação dos planos de trabalho e projetos de pesquisa em desenvolvimento, visando à conservação e manejo dos quelônios;
· Estruturar e desenvolver seu próprio projeto de pesquisa e realizar produção científica publicável;
· Contribuir para a conservação da biodiversidade na Amazônia e para o desenvolvimento sustentável de suas populações tradicionais ribeirinhas.
O profissional deve ter disponibilidade para residir em Tefé (AM), onde as funções serão desempenhadas nas dependências da sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM-OS/MCTI). Iniciativa e motivação para trabalhar no campo são necessárias, uma vez que o candidato deverá passar parte do tempo, por períodos variáveis de poucos dias a poucas semanas, desenvolvendo suas atividades no campo. As funções serão desempenhadas, em vários locais da RDS Mamirauá, Amanã e entorno, sob condições rústicas.

Será oferecido um período de familiarização à área e as atividades do Instituto, após o qual o profissional selecionado assumirá a coordenação das atividades do Programa, com apoio de assistentes de campo locais e bolsistas assistentes de pesquisa.
REMUNERAÇÃO:

O cargo será remunerado com uma Bolsa/CNPq modalidade PCI-D, cujo valor varia de R$ 2.600,00 até R$ 4.000,00, dependendo da qualificação profissional, da formação e titulação acadêmica, e do tempo de experiência profissional na área de atuação indicada neste Edital.
O candidato selecionado se responsabilizará pelas vacinas necessárias para a região. Ao chegar a Tefé deverá assinar o Termo de Compromisso do IDSM, o que implicará na concordância com as disposições do mesmo.
O IDSM não dispõe de alojamento em Tefé, e arranjos de residência na cidade devem ser feitos pelo próprio bolsista.
O deslocamento da cidade de origem até Tefé será disponibilizado pelo Instituto Mamirauá.
PERFIL DESEJADO DO CANDIDATO PROFISSIONAL
FORMAÇÃO:
1. Pós-graduado (a) em curso de Ciências Biológicas, ou em outras áreas ambientais afins
2. Iniciativa e motivação
3. Experiência em projetos de pesquisas de campo nas áreas deste edital, preferencialmente na Amazônia Brasileira. Candidatos com experiência comprovada de a) atuação em ambientes alagados da Amazônia, b) trabalhos com comunidades ribeirinhas tradicionais e no meio rural, e c) conhecimento das peculiaridades da pesquisa em herpetologia obterão uma melhor pontuação no processo seletivo
4. Capacidade de trabalho em grupo e com equipes multidisciplinares
5. Conhecimentos de informática, editores de texto, planilhas eletrônicas, pacotes estatísticos, bancos de dados e formas de comunicação eletrônica são essenciais
6. O(a) candidato(a) deverá ter capacidade de leitura, conversação e redação básica em língua inglesa.
PRAZOS
· Até 15 de maio de 2013: Recebimento das inscrições.
· Até 20 de maio de 2013: Os nomes dos(as) candidatos(as) pré-selecionados(as) serão listados no site www.mamiraua.org.br, e os mesmos serão contatados oficialmente para agendamento da entrevista.
· Até 28 de maio de 2013: Os(as) candidatos(as) pré-selecionados serão entrevistados.
· Até 31 de maio de 2013: divulgação do resultado final.
Os candidatos (as) entrevistados (as) serão informados por e-mail.
· Até 15 de junho de 2013: Entrega de documentos e Proposta de Pesquisa do Candidato, para solicitação de bolsa ao CNPq.
· Início das atividades: 01 de julho de 2013
· Duração da Bolsa: de 24 a 36 meses
DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO:
Carta de intenção (não de encaminhamento): explicando claramente por que deseja se candidatar à vaga, descrevendo seu perfil acadêmico e/ou profissional, descrevendo a relevância de participar nas atividades propostas neste edital. Na carta, o candidato, deverá listar duas referências acadêmicas ou profissionais e formas de contato (email e telefone). O Candidato deverá incluir seus próprios meios de contato (endereço, telefone, email, skype). A carta não poderá ultrapassar 2 páginas.
Curriculum vitae resumido (2 páginas) com o link para Currículo Lattes
Os documentos deverão ser enviados via e-mail para quelonios@mamiraua.org.br
No cabeçalho (assunto) da mensagem, favor digitar:
Pesquisador Quelônios + Nome do candidato
Mensagens enviadas com outro cabeçalho e submissões incompletas não serão consideradas.

No hay comentarios: