lunes, 23 de diciembre de 2013

LIXO DOMICILIAR coleta precaria en Lajeado Puerto Alegre Br

COLETA PRECÁRIA DO LIXO DOMICILIAR DA CIDADE DE LAJEADO
LIXOA cidade gaúcha de Lajeado é um pólo da alimentação, contando com grandes empresas do setor, como Brasil Foods e Minuano (frangos), Docile Alimentos e Florestal Alimentos (balas), Fruki (refrigerantes) e Sorvebom (sorvetes). O povo que lá vive se enche de orgulho com essas empresas lajeadenses. Com o verão de “quase 40 graus”, quem não deseja tomar um FRUKI geladinho, ou comer um picolé da SORVEBOM?
A Capital do Rio Grande do Sul homenageia a cidade de Lajeado com nome de logradouro. Em Porto Alegre a avenida LAGEADO (terceira letra da palavra é escrita com G) inicia na rua Santos Neto, e a mesma avenida LAJEADO (dessa vez com J) termina na avenida Carlos Gomes. As placas estão lá para os leitores conhecerem de perto a homenagem da Capital gaúcha. O correto é escrever LAJEADO (com J). A pasta de Obras de Porto Alegre deve corrigir a homenagem que o Município faz a “Capital do Vale do Taquari”.
A população de Lajeado conta com mais de 71 mil habitantes. Lá em Lajeado tem lixo, como em todas as cidades do Planeta Terra.
Desde março desse ano o município de Lajeado vive sérios problemas com a sua Limpeza Urbana.Lixo em via pública fica
acumulado a espera do velho caminhão coletor
Ainda hoje, a falta de gestão do lixo traz constantes incômodos para os moradores da “Capital do Vale do Taquari”.
A coleta de lixo domiciliar é precária, emergencial, em Lajeado. A empresa que opera esse serviço de limpeza urbana é a W.K. Borges & Cia Ltda do grupo WK BORGES/MECANICAPINA.
A Prefeitura de Lajeado já assinou dois contratos sem licitação pública, dito emergenciais, com a empresa W.K. Borges & Cia Ltda, durante o governo do prefeito petista Luís Fernando Schmidt.
O contrato regular decorrente de uma licitação pública acabou sendo assinado com outra empresa do grupo WK BORGES/MECANICAPINA, a empresa MECANICAPINA Limpeza Urbana Ltda.
A empresa privada MECANICAPINA Limpeza Urbana Ltda até hoje não iniciou o serviço público licitado. Porque será?
Enquanto não ocorre o início do serviço de coleta de lixo domiciliar na cidade de Lajeado, por meio de contrato regular assinado com a MECANICAPINA Limpeza Urbana Ltda, a outra empresa do grupo WK BORGES/MECANICAPINA, a W.K. Borges & Cia Ltda vai operando de forma precária, emergencial.
Caminhões coletores compactadores (novos) da W.K. Borges & Cia Ltda, que iniciaram a operação de coleta de lixo domiciliar em Lajeado, não estão mais presentes na cidade. Os que por lá circulam não são os mesmos quando do “start” do serviço público. Foram substituídos por (velhos) caminhões de lixo. Os (novos) caminhões coletores de lixo foram deslocados para Porto Alegre.
É que Porto Alegre é cidade irmã de Lajeado, ambas estão vivendo na emergência do lixo há muito tempo. A coincidência entre as cidades irmãs, Porto Alegre e Lajeado, é que a operação da coleta de lixo domiciliar é realizada pela mesma empresa privada, a W.K. Borges & Cia Ltda.
E isso favorece a empresa W.K. Borges & Cia Ltda nas transferências de caminhões (velhos) coletores de lixo para a cidade de Lajeado, e (novos) caminhões coletores de resíduos para o município de Porto Alegre.
O “troca-troca” de veículos coletores acaba ofuscando a operação de coleta de lixo.
IMAGENS DO LIXO DE LAJEADO -
RS
Em Lajeado, o lixo tem ficado acumulado em ruas e avenidas, “fora do tempo aceitável” para a operação do serviço público de coleta.
Ruas e avenidas da cidade de Lajeado mostram que há algo de errado na operação precária emergencial da coleta de lixo domiciliar.
Um gari da empresa contratada (sem licitação pública, dito por emergência) corre diariamente pelas artérias da cidade de Lajeado.
Esse trabalhador percorre as ruas e avenidas, acumulando os sacos de lixo domiciliar que foram dispostos pelos moradores. Esses sacos ficam expostos nas vias públicas de Lajeado, a espera do caminhão (velho) coletor de lixo que nunca chega no turno previsto, ou se lá aparece é fora do horário aceitável da coleta.
Mais dois meses pela frente em 2014, logo ali adiante, se nada mudar na cidade de Lajeado, o prefeito Luís Fernando Schmidt (PT) poderá comemorar o primeiro aniversário da emergência do lixo da “Capital do Vale do Taquari”.Luis-Fernando-Prefeito-Lajeado

Em 2014, quando chegarmos aos 365 dias de emergência no lixo da cidade de Lajeado, o Blog Máfia do Lixo vai entregar um grande “BOLO de ANIVERSÁRIO” para o prefeito Luís Fernando Schmidt (PT). Vamos convidar o povo da “Capital do Vale do Taquari” para comemorar o PRIMEIRO ANIVESÁRIO da emergência do lixo de Lajeado. Certamente se terá também muitos fogos de artifícios, evento que os 71 mil moradores de Lajeado jamais esquecerão. Acreditem.  Tomado de envio de mafia do lixo de br                     

No hay comentarios: