lunes, 9 de diciembre de 2013

OTORGAN SIN LICITACIÓN CONTRATOS PARA RECOLECTAR BASURA EN RECIFE BR

Vereadora Priscila Krause
A partir de uma representação da vereadora Priscila Krause (DEM) da Câmara Municipal do Recife, que apontou sucessivos contratos firmados sem licitação com empresas de lixo, o Ministério Público de Pernambuco representado pelo promotor de Justiça Charles Lima, com atuação na Promotoria de Defesa do Patrimônio Público da Capital, acabou ingressando com uma Ação Civil por Improbidade Administrativa contra os ex-prefeitos João Paulo Lima e Silva e João da Costa Bezerra Filho, por dispensa irregular de licitação para contratação de empresas para a coleta de resíduos domiciliares.
Além dos ex-prefeitos João Paulo Lima e Silva e João da Costa Bezerra Filho, também respondem à mesma ação cinco outros servidores e as empresas Qualix Serviços Ambientais Ltda (hoje denominada Sustentare) e Vital Engenharia Ambiental S/A, do grupo Queiróz Galvão.
De acordo com as informações apuradas em Inquérito Civil, o município do Recife, durante o período de 2007 a 2010, deixou de realizar as medidas necessárias e previsíveis para a contratação regular de empresa para execução do serviço de coleta de lixo e limpeza urbana, e, deste modo, deu ensejo à contratação direta por inacreditáveis 33 meses de tal serviço.
Em Pernambuco, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana – EMLURB/Recife e a Secretaria de Serviços Públicos realizaram cinco ajustes (dois com a empresa Qualix Serviços Ambientais Limitada e três com a Vital Engenharia Ambiental S/A), perfazendo um total de 996 dias de contratação precária para a realização dos mesmos serviços.
Para o Ministério Público de Pernambuco ficou configurada desídia administrativa e não emergência. No primeiro caso, o gestor deixa de tomar as medidas pertinentes para a realização do procedimento licitatório.
Segundo o promotor de Justiça Charles Lima, “o município do Recife deixou de tomar as providências necessárias para a realização de processo licitatório e, como se tratava de um serviço essencial, utilizava-se da hipótese de emergência para contratar diretamente”.
Este também foi o entendimento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) quando do julgamento da Auditoria Especial nº 0904226-0. Para o TCE, o lançamento tardio do Edital de Concorrência e sem as alterações determinadas pelo próprio Tribunal configurou a hipótese de desídia administrativa.
O Ministério Público do Estado de Pernambuco requer que “sejam aplicadas as sanções do artigo 12, inciso III, da Lei de Improbidade Administrativa: ressarcimento integral do dano, se houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos”. O processo de número 0099681-38.2013.8.17.0001 foi distribuído para a 8ª Vara da Fazenda Pública da Capital e o Juiz de Direito é Mozart Valadares Pires.
Em Porto Alegre, o governo do prefeito pedetista José Fortunati opera a coleta de lixo domiciliar há 726 dias, firmando sucessivos contratos sem licitação pública, por meio da emergência.
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana – DMLU (que vem a ser uma autarquia da Prefeitura de Porto Alegre) firmou o total de quatro contratos sem licitação pública, sucessivos (de 2011 a 2013), com a Revita Engenharia S/A, que teve por representante o senhor Carlos Alberto Alves de Almeida Junior.
Um quinto contrato sem licitação pública foi firmado com a empresa WK Borges Ltda, que faz parte do portfólio do grupo WK Borges/Mecanicapina.
A Mecanicapina Limpeza Urbana Ltda por sua vez é subcontratada em municípios gaúchos e brasileiros onde opera a Revita Engenharia S/A, que pertence a holding Solvi Participações S/A, grupo que é comandado por Carlos Leal Villa.
O blog Máfia do Lixo recomenda a leitura do texto “TRAMPA NO LIXO DE PORTO ALEGRE, PUBLIQUEI RESULTADO DE LICITAÇÃO 22 HORAS ANTES AQUI NO FACEBOOK E NO TWITTER”,  publicado pelo jornalista Vitor Vieira no Blog Videversus.
Vitor Vieira atuou como jornalista na “Revista VEJA” e jornais “O Estado de S. Paulo” e “Folha de S. Paulo”. Hoje é o editor do Blog VIDEVERSUS.

TOMADO DE ENVIO DE MAFIA DO LIXO 

No hay comentarios: