martes, 27 de febrero de 2018

AMEBA COME CEREBRO un caso en Argentina

Argentina registra, pela primeira vez, caso de ameba que 'come cérebro'
Caso foi registrado em fevereiro do ano passado. Criança de 8 anos de idade foi contaminada após mergulho em lago com água imprópria para consumo. Ele morreu entre cinco e sete dias após o início dos sintomas POR JS Jacqueline Saraiva
Imagem gerada por computador mostra a ameba Naegleria fowleri em seu estágio flagelado e em seu estágio de cisto(foto: CDC/Divulgação)
Imagem gerada por computador mostra a ameba Naegleria fowleri em seu estágio flagelado e em seu estágio de cisto
(foto: CDC/Divulgação)
Pela primeira vez foi relatado na Argentina um caso de contaminação por uma ameba, a Naegleria fowleri, que "come cérebros". O caso de meningoencefalitis amebiana primária provocou a morte de um menino de 8 anos de idade, em fevereiro do ano passado. A contaminação pelo parasita, também conhecido como "ameba assassina", ocorreu quando a criança nadava em uma lagoa na localidade de General Arenales, próxima à província de Junín, a 320km de Buenos Aires. As informações são do jornal argentino Clarín.
As águas da laguna Mar Chiquita estavam contaminadam e a ameba entrou possivelmente pelo nariz do pequeno e seguiu para o cérebro dele. No começo, ele tinha sido diagnosticado com sintomas de meningite, com febre, dor de cabeça e vômito. Segundo o jornal, a criança também manifestou fotofobia e sonofobia, que é aversão à luz e a ruídos, além de outros sinais de irritação meníngea, como dor à flexão do quadril, tensão muscular, rigidez do pescoço, entre outros.
O caso foi documentado pelo Relatório Epidemiológico de Córdoba (REC). Mas agora a questão adquiriu importância mundial, já que foi divulgada e divulgada pela Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas (ISID). "Este é o primeiro caso de MAP, documentado, produzido por Naegleria fowleri na Argentina, que é um caso autóctone, uma vez que a criança teria adquirido a infecção nas águas de um lago poluído", afirmou o ISID em um comunicado.
Essas infecções são raras. De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), entre 2007 e 2016, 40 infecções foram relatadas nos Estados Unidos. Eles ocorrem principalmente durante o verão.
Infecção destrói tecido cerebral
A meningoencefalite amebiana primária (MAP) é uma infecção que causa a destruição do tecido cerebral. É causada pela Naegleria fowleri, uma ameba encontrada em todo o mundo, em locais de água doce temperada, como lagos e rios. A infecção ocorre, geralmente, quando as pessoas vão nadar ou mergulhar nesses lugares. Não é encontrado em água salgada. A única maneira possível para a entrada da ameba no corpo é pelo nariz. Não é transmitida de pessoa para pessoa ou pela ingestão de água contaminada.

Segundo o CDC, as infecções por Naegleria fowleri são pouco frequentes. Entre 2007 e 2016 foram reportadas 40 casos de infecção nos Estados Unidos. Dentre os casos, 36 corresponderam a pessoas que foram infectadas em águas recreativas contaminadas, 3 contraíram a infecção ao fazer irrigação nasal com água contaminada e 1 pessoa foi infectada com uso de água contaminada em brinquedo aquático. TOMADO DE CORREIO BRAZILIENSE 

No hay comentarios: