viernes, 13 de abril de 2018

TERREMOTO DE MAGNITUDE 3,6 NA ESCALA RICHTER FAZ FLORIANÓPOLIS TREMER


TERREMOTO DE MAGNITUDE 3,6 NA ESCALA RICHTER FAZ FLORIANÓPOLIS TREMER
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros da cidade averiguam as consequências do tremor PS Philipe
Santos*
Tremor foi registrado na costa da cidade(foto: Dircinha/Flickr)
Os moradores de Florianópolis (SC) sentiram a terra tremer na manhã desta sexta-feira (13/4). Os centros de sismologia das universidades de Brasília (UnB) e de São Paulo (USP) registraram, às 9h28, um tremor de magnitude 3,6 na escala Richter, na margem continental do estado.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, foram relatos tremores no Norte e Sul da Ilha de Santa Catarina. Em São João Batista também chegaram relatos do tremor. “Até o momento a situação está sendo averiguada”, informou o órgão.
O prefeito de Florianópolis, Gena Loureiro, disse através das redes sociais que “a princípio (não há) nenhum problema com estruturas em residências. Há possibilidade de ser reflexo de algum tremor em outro país vizinho. Estamos investigando o caso”. O tremor procovou 40 chamadas na Defesa Civil e 32 ao Corpo de Bombeiros.
Ao jornal Notícias do Dia, o geólogo e chefe do departamento de Geociência da UFSC, Norberto Olmiro Horn Filho, disse que os tremores sentidos em Florianópolis foram provocados por um maremoto, ou seja, com origem no mar. “O fenômeno aconteceu na plataforma Florianópolis, que divide duas bacias: a de Santos, para o Norte, e Pelotas, da região Sul do país”, explicou.
Continua depois da publicidade
Tremor em Brasília
O abalo sísmico em Santa Catarina foi registrado 11 dias após um tremor na Bolívia ter sido sentido em Brasília e em outros Estados do Brasil. Santa Catarina não foi um deles. Não ocassião, prédios em Brasília foram esvaziados devido ao tremor de magnitude 6,7 na escala Richter. TOMADO DE CORREIO BRAZILIENSE





No hay comentarios: