viernes, 23 de marzo de 2018

ESTERCO PODE SER USADO PARA PRODUZIR PAPEL, DESCOBREM PESQUISADORES


Depois de trabalhar com esterco de cabra, Bismark e o aluno de pós-doutorado da Universidade de Viena Andreas Mautner foram atrás de fezes de cavalo, vaca e até elefantes
CB Correio Braziliense
Fezes de animais com alimentação à base de vegetal tem muita celulose
(foto: Kathrin Weiland/Divulgação)
Pode não ser a primeira coisa que se pensa sobre as fezes do elefante, mas esse material se mostrou uma excelente fonte de celulose para a fabricação de papel em países onde árvores são escassas. E, em regiões com muitos animais de fazenda, como vacas, reciclar o esterco para fazer produtos de papelaria pode ser um método barato e sustentável, afirmaram cientistas da Universidade de Viena, durante o encontro anual da Sociedade Americana de Química.
A ideia de transformar esterco em papel surgiu quando o químico Alexander Bismarck estava em férias em um vilarejo rural. Ele observava as cabras se alimentando do pasto seco, quando teve o insight. “Percebi que o produto final dessa refeição seria matéria vegetal parcialmente digerida. Então, deveria ter celulose lá”, recorda. “Animais comem biomassa contendo celulose, mastigam isso e expõem esse material a enzimas e ácido em seus estômagos e produzem o cocô. Dependendo do animal, até 40% do esterco é formado de celulose, que é facilmente obtida”, diz. Dessa forma, gasta-se menos energia e investe-se menos em tratamentos químicos para transformar o material parcialmente digerido em nanofibras de celulose, pensou o cientista.
Depois de trabalhar com esterco de cabra, Bismark e o aluno de pós-doutorado da Universidade de Viena Andreas Mautner foram atrás de fezes de cavalo, vaca e até elefantes. A equipe tratou o material com uma solução de hidróxido de sódio. A substância remove parcialmente a lignina, que, depois, pode ser usada com fertilizante ou combustível, assim como outras impurezas, incluindo proteínas e células mortas.
Desinfetante
Para remover totalmente a lignina e produzir polpa branca para fazer o papel, o material tem de ser lavado com hipoclorito de sódio, um desinfetante e alvejante. A celulose purificada requer pouca, se alguma, moagem para quebrar em nanofibras na preparação para uso em papel, diferentemente de métodos convencionais.
Continua depois da publicidade
“Você precisa de muita energia para reduzir a madeira em nanocelulose”, explica Mautner. Mas, com as fezes como matéria-prima, é possível reduzir o número de passos porque o animal já mastigou a planta e a “tratou” com ácidos e enzimas. “Você produz uma nanocelulose barata, que tem as mesmas ou até melhores propriedades que a nanocelulose da madeira, com menos gasto energético e consumo químico”, diz o pesquisador.
A equipe agora investiga se o processo pode ser ainda mais sustentável, produzindo, primeiro, biogás com o esterco e, depois, extraindo as fibras de celulose do resíduo. O biogás, composto principalmente por metano e dióxido de carbono, também pode ser usado como combustível para gerar energia ou calor.
"Você produz uma nanocelulose barata, que tem as mesmas ou até melhores propriedades que a nanocelulose da madeira, com menos gasto energético e consumo químico”
Andreas Mautner, integrante da pesquisa e aluno de pós-doutorado da Universidade de Viena TOMADO DE CORREIO BRAZILIENSE

No hay comentarios: