miércoles, 12 de septiembre de 2018

DOCUMENTO DE XII CUMBRE DE ALCALDES Y GOBIERNOS LOCALES DE AMERICA LATINA


DOCUMENTO DE POSIÇÃO
No dia 31 de agosto de 2018 na Sala 2 do Punta Del Este Convention e Exhibition Center na cidade de Punta del Este, Uruguay, com início às 16h30min, durante a XII Cumbre de Alcaldes e Governos Locais da América Latina; ocorreu a Mesa Redonda de Fronteiras e o Encontro de Consórcios Fronteiriços. Estiveram presentes no debate representantes de governos locais, parlamentares, representantes de ministérios e de organizações internacionais, organizações da sociedade civil e de movimentos sociais conforme lista de presença vinculada ao encontro. A mesa de debates foi composta pelas seguintes lideranças: Adriano dos Santos - Prefeito de Candiota, Rio Grande do Sul, Brasil e Presidente do Consórcio para o Desenvolvimento da Bacia do Rio Jaguarão (CIDEJA); Gerard Martens – Prefeito de Aceguá, Rio Grande do Sul, Brasil; Edmundo Pichler – Vereador da Câmara de Vereadores de Aceguá e Presidente do Fórum Regional de Desenvolvimento e Manejo das Águas e Combate aos Efeitos da Estiagem e o Coordenador da Mesa Glecio Rodrigues – Assessor e Consultor em Assuntos de Fronteira da APOENA.
Os participantes da mesa de debates sobre consórcios públicos ressaltaram que:
1.         A XII Cumbre de Alcaldes e Governos Locais da América Latina organizada pela FLACMA com a participação do Congresso Nacional de Intendentes do Uruguay, com o apoio do governo do Uruguai e de diversas organizações municipalistas consolida-se como um espaço fraterno, de diálogo e de democracia na busca de melhores condições de vida para os povos latino-americanos e caribenhos.
2.         Os consórcios públicos tem sido uma ferramenta positiva criada com o objetivo de desenvolver e aprimorar políticas públicas de qualidade e que tem como finalidade o desenvolvimento dos municípios que a compõem auxiliando as administrações municipais na definição de uma agenda de cooperação e contribuindo para a solução de problemas estruturais que afetam a grande maioria dos municípios, em especial; os que estão localizados na faixa de fronteira.
3.         Destacam que com a participação dos municípios através do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Bacia do Rio Jaguarão (CIDEJA) conseguiram em poucos anos alocar aproximadamente de U$ 7.000.000,00 (sete milhões de dólares) para aquisição de equipamentos para a produção agrícola; construção de cisternas para combate à seca; regularização fundiária de pequenas propriedades; construção de redes de água potável; construção de pontes; dentre outros.
4.         As políticas binacionais desenvolvidas nas cidades gêmeas de fronteira possuem um alcance regional e transfronteiriço contribuindo para a paz, harmonia e bem-estar das populações fronteiriças fortalecendo a união entre os povos.
5.         As áreas da saúde, educação, segurança, transporte e saneamento básico, turismo, cultura; são temas que estão na agenda dos consórcios, das prefeituras e dos governos regionais; facilitando o diálogo com as demais cidades da região e inclusive do exterior contribuindo para a execução de projetos e programas em conjunto.
6.         São destacados como exemplo de políticas binacionais a contratação de médicos uruguaios para atendimento no lado do Brasil que já ocorre nas cidades gêmeas de Aceguá-BR/Acegua-UY e Santa Vitória do Palmar; o primeiro projeto binacional da história do MERCOSUL direcionado para a conclusão de 100% da rede de esgotos das cidades gêmeas de Aceguá-BR/Acegua-UY, a revitalização do canteiro central que divide as duas cidades gêmeas de Aceguá-BR/Acegua-UY; a futura construção de um Centro de Atendimento ao Turista Binacional também nas cidades gêmeas de Aceguá-BR/Acegua-UY, a interconexão elétrica Candiota-BR e San Carlos-UY; dentre outras.
7.         Os consórcios vão muito mais além da elaboração e discussão de um projeto; pois conseguem reunir governos locais, legisladores e a sociedade civil organizada em torno de um projeto regional fortalecendo os vínculos entre cidades e suas entidades representativas.
8.         O Programa Mirada Ciudadana coordenado pelo pela Intendência Departamental de Cerro Largo e com a participação de governos locais do Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile; fortalece o debate não somente no tema relacionado às contas públicas e à governança municipal, mas também na capacidade de fortalecimento e apoderamento dos temas relacionados à cooperação internacional.
9.         A participação do poder legislativo é fundamental para que os municípios unidos possam criar alternativas e leis que tenham como objetivo em comum desenvolver as regiões localizadas nas fronteiras dos países da América Latina destacando a criação do Fórum de Manejo das Águas na região campanha da fronteira do Rio grande do Sul e o projeto da criação e pavimentação asfáltica da Via Transcampesina com caráter binacional unindo a zona rural dos municípios fronteiriços do Rio Grande do Sul com a Ruta 8 no Uruguai localizada no departamento uruguaio de Cerro Largo.
10.       Os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) devem ser colocados em prática através da participação ativa dos consórcios na sua apropriação, divulgação, elaboração, organização e efetivação de projetos e programas, bem como o monitoramento dos indicadores; na busca de uma fronteira cada vez melhor para se viver.
11.       Os processos transfronteiriços com a participação dos governos locais e regionais e de seus diversos atores tendem a fortalecer a integração e o desenvolvimento das regiões mais estagnadas localizadas na faixa de fronteira possibilitando a derrubada de indicadores negativos dos ODS.
 Os participantes da Mesa de Debates sobre consórcios públicos recomendam que:
 1.         A FLACMA e as redes de cidades presentes elaborem projeto que tenha como objetivo a capacitação do quadro de funcionários públicos dos governos locais nos temas de cooperação internacional, cooperação transfronteiriça e cooperação descentralizada, com a participação de organizações europeias.
2.         Os consórcios públicos intermunicipais possam se transformar em Consórcios Públicos Transfronteiriços para que os municípios localizados nas fronteiras dos países da América Latina e do Caribe consigam debater através de consulta aos diversos atores da região fronteiriça’, um projeto regional de desenvolvimento integrando os dois lados da fronteira em diversos temas como infraestrutura, cultura, turismo, educação, saúde, etc.
3.         Os consórcios públicos localizados na faixa de fronteira dos países da América Latina trabalhem em conjunto com a FLACMA e a CNM para desenvolver rotas turísticas ampliando a possibilidade de atração turística para regiões transfronteiriças desenvolvendo ações que destaquem principalmente as belezas naturais, a história das fronteiras, o patrimônio histórico e cultural e as políticas binacionais. 

ENVIADO POR  INSTITUTO ARTIGAS 

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