viernes, 22 de junio de 2018

CERRADO PERDE, EM DOIS ANOS, ÁREA EQUIVALENTE A DOIS DISTRITOS FEDERAIS


 Cerrado perde, em dois anos, área equivalente a dois Distritos Federais
Em 2016 e 2017, o cerrado brasileiro perdeu 14.185km² de vegetação nativa. Mesmo assim, governo comemora números, pois representam queda de 53% em relação a 2015
AA Alessandra Azevedo
Para reduzir o desmatamento do cerrado, o governo aposta no diálogo com produtores de soja(foto: Minervino Junior/CB/D.A Press)
Em 2016 e 2017, o cerrado brasileiro perdeu 14.185km² de vegetação nativa para o desmatamento, uma área equivalente a aproximadamente duas vezes a do Distrito Federal, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (21/6) pelo Ministério do Meio Ambiente. Foram 6.777km² em 2016 e 7.408 km² em 2017.
Os dados, no entanto, são considerados positivos pelo governo, pois, apesar da alta de 9,3% de um ano para outro, houve redução de 53% no desmatamento entre 2015 e 2017. Além disso, com o resultado, a pasta cumpre, com três anos de antecedência, a meta da Política Nacional sobre Mudança do Clima, apontou o ministro Edson Duarte.
 O objetivo firmado em 2009 era de diminuir em 40% o desflorestamento no cerrado até 2020 em relação à média anual entre 1999 e 2005, de 15.700km² — ou seja, reduzir a 9.420km² a área desmatada por ano.
O ministro comemorou os números "expressivos" — resultado, segundo ele, de um conjunto de ações que devem ser mantidas e ampliadas —, mas ressaltou que eles "não representam conformismo". "É um indicativo de que precisamos continuar com aquilo que já estamos fazendo e ampliando ainda mais as nossas ações no cerrado", disse.
Uma das atitudes que o ministério têm tomado para otimizar os resultados é a intensificação do diálogo com o setor produtivo, "nos moldes do diálogo já bastante avançado que vem acontecendo há anos na Amazônia", afirmou Duarte.
Segundo ele, as conversas estão avançadas com a cadeia da soja e da carne.
Os dados de monitoramento passarão a ser monitorados diariamente, anunciou o ministro. Além disso, o ministério vai contar com cruzamento de bases de dados, com o objetivo de trazer mais eficácia e precisão aos resultados.
 Tolerância zero
A área monitorada inclui o desmatamento autorizado e também o ilegal. "Dentro do Cerrado, a legislação permite o desmatamento. Boa parte desse número é legal. Acho que o nosso próximo desafio é entender quanto desse desmatamento é autorizado e quanto é legal, para focar ainda mais as ações no ilegal", disse o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Paulo Carneiro.
Outra frente de atuação é quanto ao combate do desmatamento ilegal. "A nossa tolerância será sempre zero para o crime em qualquer um dos biomas. Não iremos permitir. Iremos intensificar nossas ações, protegendo todos aqueles que estão produzindo dentro da lei e ajudando o país a se desenvolver", declarou o ministro.
O Cerrado cobre cerca de um quarto do território brasileiro e se estende por 12 estados. Metade da área do bioma está desmatada.
Tags #desmatamento  #cerrado // TOMADO DE EL CORREIO BRAZILIENSE

No hay comentarios: