Serviços de entrega de orgânicos se multiplicam em Porto
Alegre Bohn, sócio da Hortalícias, entrega encomenda para a cliente Carolina na
porta de casa MARCO QUINTANA/JC Receber orgânicos fresquinhos na porta de casa
está cada vez mais fácil em Porto Alegre.
Nos últimos dois anos, sete marcas
que oferecem o serviço foram criadas na Capital. Ao todo, a reportagem
encontrou 17 empresas que atuam no ramo. O serviço acompanha o crescimento das
feiras também: se há cerca de três anos o número de opções para comprar
orgânicos na cidade não ultrapassava cinco ou seis, a Emater contabilizou 30 em
2017. As feiras tomaram espaço em universidades, shoppings e centros
comerciais. E o delivery de orgânicos, cujo precursor foi o Sítio do Guido, em
2007, pega carona nesta tendência. Técnico em Agricultura e chefe do Escritório
Municipal da Emater em Porto Alegre, Luís Paulo Vieira Ramos acredita que a
procura por produtos orgânicos tem alavancado o aumento da produção e o
surgimento de feiras, lojas, boutiques e distribuição de cestas. "A Emater
desconhece o número e funcionamento das entregas de cestas na Capital, mas a
Rama (Associação dos Produtores da Rede Agroecológica Metropolitana) possui 45
fornecedores certificados e mais da metade entrega cestas ou fornece para algum
tipo de entrega programada", afirma. Hoje, há marcas com diferenciais para
vários tipos de públicos. Entre eles estão planos mensais com um número
determinado de itens, kits semanais ou até a escolha dos alimentos avulsos por
internet e WhatsApp, dependendo da necessidade dos clientes. A maioria das
empresas vende alimentos de produtores parceiros, mas há também aquelas marcas
que comercializam o que plantam. Existe ainda uma voltada apenas para as frutas
e verduras que foram rejeitadas pelos supermercados por causa da estética, seja
por serem tortos, pequenos ou com uma coloração menos vibrante. Com tantas
opções, quem não tem tempo, não pode ou até não gosta de ir às feiras orgânicas
pode receber comida livre de agrotóxicos em casa, direto dos produtores locais.
É o caso da autônoma Carolina Pires Pizzato, que não consumia orgânicos antes
de conhecer a Hortalícias, um desses serviços de entrega. "A oferta de
orgânicos que eu conhecia era das feiras, mas os horários nunca batiam com os
meus. Então, acabava comprando no supermercado, com agrotóxicos. Agora, peço
poucas quantidades, mas quase toda a semana, porque eles combinam comigo um
horário de entrega", conta. Outra vantagem, segundo ela, é que é possível
participar de mutirões de plantio ou colheita no sítio da marca, atividade que
conecta os consumidores com a terra. Para quem vende, o investimento em
orgânicos é uma aposta para o futuro. "O público-alvo dos orgânicos ainda
é pequeno, mas tende a crescer muito com a conscientização sobre os malefícios
do uso de agrotóxicos. É uma questão de educação da população, que já vem crescendo
nos jovens", explica Maira Petrini, professora universitária de
Administração e uma das criadoras da Mais Quitanda, serviço de assinatura de
orgânicos. Segundo a educadora, que pesquisa sustentabilidade e negócios de
impacto social, há três públicos que vem se destacando na procura por
orgânicos: jovens de 25 a 30 anos, pais com filhos pequenos e pessoas que
recebem orientação nutricional, principalmente de profissionais ligados à
nutrição funcional. O engajamento de influenciadores digitais e famosos em
defesa dos orgânicos, como a chef de cozinha Paola Carosella, também contribui
para o crescimento do mercado. Onde encontrar AROMAS E SABORES DO
CAMPO/DIVULGAÇÃO/JC Aromas & Sabores do Campo - Vende orgânicos pelas redes
sociais e WhatsApp. Foi criada em 2016 por um grupo de agricultores assentados
de Viamão. Envolve 10 famílias e tem parcerias com outros produtores orgânicos
do Interior. O grupo divulga semanalmente uma lista de mais de 50 itens
orgânicos no Facebook, entre legumes, frutas, ovos, grãos, doces e sucos, que
variam conforme a safra. Os pedidos são recebidos por WhatsApp e entregues nas
terças-feiras. Não tem valor mínimo para os pedidos, e a taxa de entrega é de
R$ 5,00. Contato: www.facebook.com/aromasesaboresdocampo Cesta Feira - Loja virtual
de produtos orgânicos. Criada em 2013 pela zootecnista que cursava mestrado em
Desenvolvimento Rural Bárbara Machado Behs e uma sócia, a marca segue, hoje,
sob o comando de Bárbara. Tem parceria com 15 produtores rurais e vende também
produtos orgânicos processados, que vão de alimentos a cosméticos. Oferecem o
serviço de assinatura mensal de cestas de hortifrúti de dois tamanhos (R$
170,00 e R$ 300,00), entregues toda semana com produtos da estação. Também é
possível comprar os kits individualmente (R$ 40,00 e R$ 75,00) ou cestas para
presente. Contato: www.cestafeiraorganicos.com.br Cooperativa GiraSol - É uma
iniciativa de economia solidária criada em 2006 que tem como objetivo a prática
do comércio justo e do consumo sustentável. Oferece o serviço de compras
programadas de orgânicos. Basta acessar a aba "Loja" no site da
cooperativa, escolher os itens e programar a retirada em um dos pontos
disponíveis. Os pedidos devem ser realizados até o meio-dia de segunda-feira, e
as entregas acontecem nas quartas-feiras. Os associados da cooperativa compram
a preço de custo. Contato: coopgirasol.com.br Empório do Bem - Delivery virtual
de produtos orgânicos, tem a proposta de "fazer a feira" para os
clientes. Fundado pela relações públicas Paula Defaveri em 2012, nasceu do seu
desejo de receber os produtos em casa quando não podia ir à feira por causa do
filho pequeno. Após o falecimento da fundadora, a marca é comandada pela irmã,
Luciane Defaveri, que quis dar continuidade ao sonho de Paula de contribuir para
o fortalecimento da agricultura orgânica. Quatro pessoas trabalham na marca
atualmente, que possui parceria com diversos produtores rurais. O site vende
separadamente alimentos frescos e produtos orgânicos processados, como pães e
geleias, além de cestas de quatro tamanhos: bebê (R$ 45,00), solteiro (R$
57,00), casal (R$ 68,00) e família (R$ 82,50), além do custo do frete. Contato:
www.oemporiodobem.com.br Fresh Orgânicos - Site de orgânicos que entrega para
todo o País. Fundado em 2014 pela especialista em Marketing Estratégico Danieli
Schumann, tem o objetivo de fazer a ponte entre o agricultor e o consumidor.
Cinco pessoas trabalham na marca, que possui parceria com mais de 10 produtores
da região de Porto Alegre e outros do interior do Estado. Para a Capital,
oferecem o serviço de assinatura mensal de kits de três tamanhos, pequeno (R$
232,00), médio (R$ 255,00) e grande (R$ 305,00), que são montados pelos
clientes no site da marca e entregues toda semana. Também oferecem um plano
médio quinzenal (R$ 130,00). Além disso, possuem o sistema de compras avulsas,
que incluem outros orgânicos, como castanhas, iogurtes e granolas, entregues em
território nacional. Contato: freshorganicos.com.br Horta Alegre - Sistema de
coprodução em que os associados, por meio das mensalidades, apoiam os
agricultores orgânicos locais e recebem alimentos em casa semanalmente. Por
saberem quem vai receber o alimento, os agricultores podem se programar e
reduzir perdas e desperdícios. Periodicamente, acontecem atividades especiais nos
sítios onde os alimentos são produzidos, estreitando os laços entre produtores
e consumidores. Oferecem cinco tipos de cestas, com valores mensais entre R$
119,00 e R$ 219,00. Contato: hortaalegre.com.br Hortalícias - Vende produtos
orgânicos produzidos pela própria marca por meio das redes sociais e WhatsApp.
Foi fundada em 2017 pelos colegas de Biologia Leonardo Bohn e Lucas Silveira,
que trabalhavam como consultores ambientais, porém buscavam a realização
pessoal através da produção de alimentos saudáveis. Eles produzem hortaliças a
partir de princípios e práticas agroecológicas, e também trabalham em rede com
outros agricultores da região. As ofertas são divulgadas nas terças-feiras nas
redes sociais da marca e enviadas aos clientes por WhatsApp, onde eles podem
escolher os itens que querem comprar.
O valor mínimo para realizar o pedido é
de R$ 25,00, e a entrega custa R$ 8,00. Contato:
www.facebook.com/hortalicias Hortibox - Vende produtos do próprio sítio pelas
redes sociais. Foi criada em 2017, com objetivo de escoar a produção de
orgânicos realizada há sete anos por dois casais de amigos no Sítio Natural, no
interior de Porto Alegre. O sítio foi fundado pela corretora de seguros Tatiana
Petzhold, pelo fotógrafo André Chassot, pela despachante Cristine Saldanha e
pelo jardineiro Roger Falavigna Viann. Já a Hortibox foi criada por Rodrigo
Camargo e Michelle Feijó, ambos advogados. Eles anunciam a lista de produtos
semanalmente pelo Instagram, entre a quarta e a quinta-feira, e recolhem os
pedidos até sábado de tarde, pelo WhatsApp, sem valor mínimo. No domingo,
colhem apenas o que venderam e entregam na segunda-feira, com taxa de R$ 7,00.
Contato: www.instagram.com/hortibox Junta Pedido - Site e aplicativo de compras
que incluiu cestas de orgânicos em 2017, com o objetivo de oferecer produtos ao
custo de feira. O download é gratuito, e é preciso fazer um cadastro, inclusive
no site. Conforme o endereço cadastrado, o consumidor terá acesso aos
produtores que fazem entregas naquela região. O pedido mínimo e a taxa de
entrega variam conforme o vendedor e o endereço do consumidor. Contato:
www.juntapedido.com Loja da Reforma Agrária - Loja de produtos orgânicos e
integrais oriundos dos assentamentos de reforma agrária organizados pelo MST.
Funciona na Loja 15 do Mercado Público e entrega pedidos feitos por telefone,
principalmente de clientes fiéis que, por algum motivo, não conseguiram fazer
as compras da semana no local. Contato: lojadareformaagraria.com.br Mais
Quitanda - Clube de assinatura de orgânicos criado em 2017 por Alexandre
Christimann, que atuava na área de TI, e Maira Petrini, professora
universitária de Administração. Possui parcerias com duas cooperativas de
pequenos produtores e duas famílias. É possível assinar mensalmente dois tipos
de kits de legumes e frutas (R$ 158,80 e R$ 219,60), um só de frutas (R$
139,60) e um de ovos (R$ 31,60). Os assinantes recebem kits toda semana em
caixas de madeira retornáveis e participam do Clube Q, programa de fidelidade
que possui acúmulo de pontos e benéficos. Também é possível assinar kits
quinzenais de queijos (R$ 37,20) e ovos (R$ 29,80), ou comprar kits avulsos no
site, além de produtos processados, como molho de tomate, biscoitos e barras de
cereal. Contato: www.maisquitanda.com.br Mercado dos Orgânicos - Loja virtual
de produtos orgânicos, naturais e veganos. Foi criada em 2013 por um casal de
publicitários que se mudou para o Interior para produzir uvas orgânicas e
vendeu a marca para Ramine Baigorra, também publicitária. Pelo site, vendem
alimentos orgânicos não perecíveis para todo o Brasil. Já pelo WhatsApp,
comercializam hortifrúti sem quantidade ou valor mínimo, com foco naquelas
pessoas que não conseguem consumir kits fechados. São clientes que moram
sozinhos ou fazem apenas uma refeição em casa, por exemplo. Possuem parceria
com diversos produtores de Porto Alegre e do Interior. Contato:
www.mercadodosorganicos.com.br Oxi Orgânicos - Delivery de orgânicos pela
internet e telefone. Foi criado em 2016 pela designer de interiores Laires
Holdefer, que decidiu investir na entrega dos produtos depois da maternidade,
quando teve dificuldade para ir às feiras orgânicas com a filha pequena. Hoje,
a marca conta com mais dois colaboradores e parceria com 13 produtores
orgânicos. Tem a proposta de oferecer a experiência de uma feira on-line, além
de vender refeições orgânicas prontas e alimentos processados, como biscoitos e
farinhas. Contato: oxiorganicos.com.br Quitanda Virtual - Delivery de produtos
orgânicos criado em 2013. Oferecem três tamanhos de cestas mensais: pequena (R$
190,00), média (R$ 215,00) e grande (R$ 279,00), que são entregues
semanalmente. Também possuem cestas e produtos para venda avulsa, tanto frescos
como processados. É possível filtrar no site os veganos, sem açúcar, sem
lactose e sem glúten. Contato: www.quitandavirtual.com.br Sítio do Guido -
Iniciou o cultivo de hortaliças de acordo com os preceitos agroecológicos em
1986, mas apenas em 2007 começou a comercialização. Pelo site do sítio, é
possível montar uma cesta de orgânicos escolhendo oito produtos, um chá e um
tempero por R$ 50,00. Na página, também é possível encontrar a lista de bairros
atendidos pelo serviço de entrega. Os pedidos também podem ser feitos por
telefone. Contato: www.sitiodoguido.com Tribo Viva - É uma rede de consumo
colaborativo que facilita a entrega de orgânicos produzidos por pequenos
produtores. Criada em 2014, divulga semanalmente cestas de alimentos de grupos
de agricultores, como o Mulheres da Terra, do assentamento Filhos de Sepé, em
Viamão, e a Cooperativa de Produtores de Morango Ecológico (Ecomorango), de Bom
Princípio. Os alimentos podem ser coletadas nos coordenadores de entrega ou
entregues por um serviço de bike-entrega parceiro da rede. Contato:
www.triboviva.com.br 400g - Serviço de assinatura de sacolas com frutas e
verduras fora do padrão estético. Com o lema "sabor à mesa sem padrão de
beleza", a estudante de Administração formada em Relações Internacionais
Rafaela Dal Ben Gomes criou a marca em janeiro deste ano para evitar o desperdício
de 30% das produções de hortifrúti por não atenderem às exigências estéticas
estabelecidas pelos supermercados. Trabalha com mais duas pessoas e faz
parceria com 20 produtores orgânicos e convencionais. As bags da marca podem
ser compradas pela internet nos tamanhos P (R$ 25,00), M (R$ 35,00) e G
(R$ 45,00), e são entregues todas as segundas-feiras com itens da safra.
Contato: www.400g.com.br - Jornal do Comércio (https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/2018/05/especiais/meio_ambiente_2018/629795-servicos-de-entrega-de-organicos-se-multiplicam-em-porto-alegre.html)
TOMADO DE JOURNAL DO COMERCIO DE RGS BR
No hay comentarios:
Publicar un comentario