foto

foto
fotografía del sur de Argentina , autor luis pedro mujica

miércoles, 18 de enero de 2017

BALEIA ENCALHA EM PRAIA DE IMBÉ, NO LITORAL NORTE RGS BRASIL

 Baleia encalha em praia de Imbé, no Litoral Norte
Animal da espécie baleia-de-Bryde foi encontrado morto hoje na praia de Balneário Presidente
Por: Paulo Rocha
Uma baleia da espécie de Bryde encalhou nesta quarta-feira em Imbé, no Litoral Norte. O animal, de aproximadamente 40 toneladas, foi localizado na altura da guarita 127, em Balneário Presidente, segundo a Patrulha Ambiental da Brigada Militar, que está no local.
O Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ceclimar/Ufrgs) foi acionado para auxiliar no trabalho de investigação do encalhe. Segundo o professor Ignácio Moreno, a baleia é um macho adulto de 13 metros de comprimento, aparentando ter provavelmente sete ou oito anos. 
De acordo com Moreno, a espécie é comum no litoral gaúcho, e costuma ser registrada pelo menos uma morte desse animal por ano nas praias.
Veja mais:
Luciano Potter: o sentido da vida e os exames médicos
Jovens começam pelo litoral gaúcho plano de viajar de Kombi ao Alasca
Animal da espécie baleia-de-Bryde foi encontrado morto hoje na praia de Balneário PresidenteFoto: Marcelo Carôllo / Agencia RBS
As causas que levaram o mamífero a morrer serão difíceis de apurar, devido ao estado de decomposição. Se estima que o animal morreu há pelo menos 24 horas. Na costa gaúcha, as causas mais comuns de mortes de baleias são colisão com embarcações, redes ou causas naturais.
— Essa é uma das únicas espécies que não realiza migração de águas quentes para águas frias para se alimentar. Ela prefere permanecer em águas quentes e em mar aberto, distante da nossa costa — explica o biólogo do Ceclimar.
A prefeitura de Imbé já enviou maquinário para a retirada dos restos da baleia. Serão necessários dois tratores, cabos de aço e correntes, e o processo deve durar o dia todo. Após a coleta de amostras por parte do Ceclimar, o animal deverá ser enterrado na areia da praia. TOMADO DE ZERO HORA DE RGS BR


No hay comentarios: