jueves, 5 de enero de 2017

EM BRASIL OPERAÇÕES DE TRIGO VISAM APOIAR OS PRODUTORES DO GRÃO NA REGIÃO SUL DO PAÍS

 Conab faz novos leilões para escoamento de trigo
Operações visam apoiar os produtores do grão na região Sul do País
IMPRENSA EMATER/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Em continuidade à política de apoio aos produtores de trigo da região Sul do País, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou ontem os dois primeiros leilões do ano de subvenção para escoamento do produto. As operações ocorreram por meio de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) e Prêmio para Escoamento de Produto (PEP).
No caso do Pepro (Aviso nº 004/17), foi comercializado um valor de prêmio para a remoção de 67,7 mil toneladas de trigo, o que equivale a 22,02% do total ofertado, para 307,5 mil toneladas. Quanto ao PEP (Aviso nº 005/17), a quantidade de prêmio adquirida foi para a remoção de 3 mil toneladas do produto, ou seja, 2,8% das 107,5 mil toneladas ofertadas.
Para estas novas operações, considerando os preços de mercado, a Conab ajustou o valor máximo do prêmio de abertura para 0,208 (R$/kg) para os três estados do Sul. Nos leilões anteriores, ocorridos em dezembro de 2016, o valor foi de 0,192 (R$/kg).
No caso do Pepro, a subvenção de 0,208 refere-se ao valor máximo que o governo federal pagará ao arrematante, produtor rural ou sua cooperativa que comprovar a venda e o escoamento do seu produto de acordo com o edital. Nas operações de PEP, a subvenção será concedida aos arrematantes que adquirirem o trigo pelo preço mínimo fixado pelo governo federal e escoarem o grão conforme estabelecido.
As operações, iniciadas neste mês, atendem à demanda do setor produtivo, para incentivar a equalização de preços do trigo. TOMADO DE JOURNAL DO COMERCIO DE RGS BR


No hay comentarios: