domingo, 18 de diciembre de 2016

ITAIPU BATE NOVO RECORDE COM GERAÇÃO DE 98,8 MILHÕES DE MWH DE ENERGIA NO ANO

Recorde mundial em geração anual de energia se soma ao título que Itaipu já detinha
A Itaipu Binacional atingiu neste sábado (17) a geração anual de 98,800 milhões de megawatts-hora (Mwh) de energia, novo recorde mundial, informou a empresa. Com o novo número, Itaipu fica à frente da usina de Três Gargantas, na China, que fechou novembro com a geração em torno de 83 milhões de Mwh e prevê uma produção total de 90 milhões de Mwh no ano.
Em nota à imprensa, Itaipu destaca que o recorde mundial em geração anual de energia se soma ao título que Itaipu já detinha: o de maior produção acumulada. Desde a entrada em operação de sua primeira unidade geradora, em maio de 1984, há 32 anos e sete meses, Itaipu já produziu mais de 2,4 bilhões de MWh, energia suficiente para atender a demanda do mundo inteiro por 40 dias.
"A 14 dias para fechar 2016 e operando a plena carga, Itaipu deve atingir na quarta-feira, 21, a meta inédita de 100 milhões de MWh estipulada no recorde de 2013. A produção total de 2016 deve ficar acima de 102,5 milhões de MWh, algo jamais imaginado até mesmo pelos que projetaram a usina", destaca a empresa na nota.
Para o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, vai ser muito difícil superar Itaipu. "Não basta ter a maior estrutura para ser a melhor do mundo. Nós conseguimos isso com muito esforço e comprometimento, e, claro, com a ajuda das boas condições hídricas do Rio Paraná", destacou.
Segundo o diretor técnico executivo de Itaipu, Airton Dipp, a hidrelétrica responde por 18% do consumo nacional, quatro pontos porcentuais a mais do que o registrado no ano passado, e por 82% da demanda do Paraguai, ante 76% em 2015.

A empresa destaca ainda que o aumento da produção também refletirá em mais royalties (indenização pela exploração do uso da água para a geração de energia elétrica), pagos ao Brasil e ao Paraguai. "Como o cálculo é feito com base na variação do dólar - e como a moeda americana se valorizou frente ao real -, o repasse de royalties a partir da produção deste ano será 15% maior", calcula a empresa. Desde o início do pagamento, em 1985, a soma dos royalties pagos pela Itaipu para os dois países passa de US$ 10 bilhões. Tomado de journal do comercio de rgs br 

No hay comentarios: