FOTO

FOTO
la fotografia es de la Paz Bolivia 2017 , autor luis pedro mujica

miércoles, 28 de diciembre de 2016

PORTO ALEGRE ATINGE ÍNDICE DE ALERTA PARA INFESTAÇÃO DE AEDES AEGYPTI

Porto Alegre atinge índice de alerta para infestação de Aedes aegypti
Mosquito é o transmissor da dengue, zika e chikungunya
Foto: MARVIN RECINOS / AFP 
Porto Alegre acendeu o sinal vermelho para infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. De acordo com monitoramento realizado pela prefeitura, na semana epidemiológica 51 — que foi de 18 a 24 de dezembro — a Capital passou do índice moderado para de alerta.
A medição é feita através do acompanhamento semanal de 935 armadilhas espalhadas por 31 bairros considerados vulneráveis ou com histórico de uma das três doenças transmitidas pelo inseto. Durante este último período de análise, o índice médio de fêmeas adultas (Imfa) foi de 0,36.
Leia  mais:
Caso suspeito de chikungunya motiva aplicação de inseticida em Porto Alegre 
Diante do resultado, a prefeitura orienta a população para que reforce os cuidados com a limpeza dos ambientes externos e redobre a atenção a possíveis focos de água parada.
O Imfa

O sistema foi criado em 2012 e acompanha semanalmente a densidade de mosquitos adultos em cada armadilha. Para obter os índices, o número de fêmeas adultas capturadas é contabilizado e classificado em: satisfatório, 0 a 0,15; moderado, 0,15 a 0,30; alerta, 0,30 a 0,9; e crítico, Imfa superior a 0,9. A relação entre o Imfa e a classificação dos índices de infestação adotados pelo Ministério da Saúde é a seguinte: Imfa satisfatório - baixa infestação, Imfa moderado e alerta -média infestação; Imfa crítico - alta infestação. TOMADO DE ZERO HORA DE RGS BR 

No hay comentarios: