viernes, 6 de enero de 2017

ENXURRADA EM ROLANTE, RGS BR, DESABRIGA PELO MENOS TREZENTAS FAMÍLIAS E GERA MUTIRÃO DE AJUDA

Ruas da cidade de Rolante amanheceram alagadas mostrando o tamanho da enxurrada
BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ROLANTE/DIVULGAÇÃO/JC
A enchente causada pela chuva e enxurrada em Rolante, distante 75 quilômetros de Porto Alegre, mobiliza a região para auxiliar as famílias desabrigadas e contornar estragos na cidade e no meio rural. Segundo o Corpo de Bombeiros do município, pelos menos 300 famílias ficaram desalojadas e mil moradias foram atingidas. O rompimento de um açude na região de São Francisco de Paula, mais acima, e o temporal provocaram a inundação desde a madrugada desta sexta-feira (6).
O rio Mascarada subiu muito e depressa. A situação acabou dificultando acesso a famílias atingidas, segundo o relato de voluntários. Muitos animais domésticos existentes nas propriedades rurais não puderam ser resgatados a tempo. Além dos danos a residências e veículos, a enxurrada provocou estragos em estradas e redes de luz. Os prejuízo também atingem empresas na cidade, que ficaram, alagadas.
A Escola Frei Miguelinho está recebendo desabrigados. Equipes de assistência social e da Defesa Civil estão atuando no socorro e apoio aos atingidos. Bombeiros voluntários de Igrejinha e Três Coroas, bombeiros militares de Taquara e Sapiranga e o grupamento de busca e salvamento da Brigada Militar estão atuando na região. 
A cidade está promovendo campanha para doação de produtos de limpeza, alimentos, roupas, colchões, donativos em geral e água potável para atender principalmente as famílias que perderam tudo. As doações podem ser enviadas aos Bombeiros Voluntários na avenida Pedro Von Mullen, 630, em Rolante. Informações pelo telefone (51) 3547-3108.
A Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) informou que deslocou técnicos para orientar a prefeitura sobre como buscar recursos federais e estaduais neste tipo de ocorrência. "Também estamos encaminhando o cadastro das mais de 100 famílias desabrigadas para receberem o adiantamento do Bolsa Família e a exceção deste período das contas de água e luz", explicou o secretário Ayres Apolinário.
Mais cidades atingidas no RS
Além de Rolante, a mais danificada pela inundação, também sofrem com o mau tempo Agudo, São Francisco de Paula, Riozinho e Bom Jesus, informou a Defesa Civil estadual. A Sala de Situação do Rio Grande do Sul projeta que o sol volta na manhã deste sábado, mas a chuva deve retornar ao longo da tarde devido a novas áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão atmosférica que está sobre o Estado.
O alerta é de possíveis chuvas desde a Fronteira Oeste até a Região Central. No Leste, o sol predomina, com variação de nebulosidade. No domingo (8), uma nova frente fria deve passar pela costa do Rio Grande do Sul, junto de uma área de baixa pressão atmosférica que causará pancadas de chuva. A previsão é de chuvas. 

TOMADO DE JOURNAL DO COMERCIO DE RGS BR 

No hay comentarios: