Selo que vai identificar origem do produto deve chegar ao
mercado em 60 dias
Por: Joana Colussi Associação busca valorizar carne
produzida no Pampa Divulgação/Apropampa
Foto: Divulgação / Apropampa
Na tentativa de valorizar a carne bovina produzida no bioma
pampa, com identidade única que seja reconhecida pelos consumidores, a
Associação dos Produtores do Pampa Gaúcho (Apropampa) irá lançar uma marca
coletiva. Já registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi),
o selo deve chegar ao mercado em 60 dias.
– Queremos diferenciar o nosso produto dos demais, para que
os consumidores consigam identificar a origem da carne produzida aqui – explica
Custódio Magalhães, presidente da entidade.
O registro Apropampa poderá ser usado nos cortes bovinos de
raças taurinas, criadas em todos os municípios que estão no bioma, e que sejam
abatidos em frigoríficos do Rio Grande do Sul.
– É uma forma de valorizar a nossa indústria também –
completa Magalhães.
A criação de uma marca coletiva para a carne gaúcha é uma
nova investida para tirar da gaveta um projeto antigo. Em 2006, a região
conseguiu a indicação de procedência da carne do pampa gaúcho. Porém, o selo
ficou restrito a produtos das raças angus e hereford (ou do cruzamento entre
elas) e incluiu apenas 11 municípios do sudoeste do Estado. A ideia, agora, é
contemplar raças taurinas de corte e suas sintéticas e todo o rebanho bovino
criado no bioma – para ganhar escala e mais notoriedade no mercado brasileiro. POR JOANA COLUSSI, TOMADO DE ZERO HORA DE RGS BR
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