martes, 28 de marzo de 2017

SECRETARIA QUALIFICA MERCADO DAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES EM RGS BRASIL

SECRETARIA QUALIFICA MERCADO DAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES
Durante o encontro, foram assinados 20 contratos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais
Foto: Fabio Dutra/JA
Secretaria qualifica mercado das agroindústrias familiares
SDR promoveu uma ação de capacitação para 40 extensionistas rurais da Emater
Com o objetivo de ampliar a adesão das agroindústrias ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) promoveu, na última quinta-feira (23), uma ação de capacitação para 40 extensionistas rurais da Emater, conveniada da SDR, da região de Passo Fundo. Durante o encontro, também foram assinados 20 contratos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), para liberação de R$ 613.431,40 para projetos de agricultores familiares.
O Susaf é uma certificação que permite às agroindústrias venderem seus produtos fora do município. Para aderir ao Susaf, as agroindústrias devem estar sediadas em municípios que tenham o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). No evento em Passo Fundo, a Emater explicou o funcionamento do serviço de estruturação do SIM, com exemplos de municípios que obtiveram êxito na certificação do Susaf e que contam com empreendimentos legalizados pelo Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf).
Para o secretário da SDR, Tarcisio Minetto, reuniões de trabalho como a de Passo Fundo permitem um alinhamento operacional, para orientação das agroindústrias familiares. "É importante que os técnicos, que convivem com o agricultor no dia a dia, estejam bem orientados e plantem essas sementes nos municípios, para superar os gargalos", afirmou Minetto. “Quando os produtos das agroindústrias familiares estão em feiras, com boa qualidade para os consumidores, é fruto de ações de orientação técnica e sobre a legislação”, completou.
As veterinárias Maluza Machado Feltrin e Neusa Barbosa Castro, do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria da SDR, têm percorrido o Estado fazendo visitas técnicas de instrução e auditoria. O suporte se dá em duas frentes. Tanto para os municípios que não iniciaram a estruturação do SIM, quanto para os municípios que já têm o SIM estruturado e estão em processo de adesão ao Susaf. “Com essa certificação, as agroindústrias ampliam sua comercialização, podendo vender em municípios vizinhos”, destacou a veterinária Neusa Castro. “Com isso, o município aumenta a arrecadação de impostos, o consumidor tem a garantia de um produto de qualidade e o agricultor aumenta a renda”, concluiu.

Os contratos do Feaper, assinados durante o encontro, preveem recursos para projetos de irrigação, aquisição de geradores de energia e melhoria no sinal da internet, entre outros. “Por se tratarem de pequenos agricultores, esse incentivo torna-se um fator com grande potencial de incremento na produção rural”, destacou o diretor de Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria, José Alexandre Rodrigues. Os contratos também atenderam demandas da Consulta Popular. TOMADO DE AGORA DE RGS BR 

No hay comentarios: