foto

foto
fotografia de Italia , autor luis pedro mujica

domingo, 19 de marzo de 2017

SUBSTÂNCIA GASTRONOMIA LIGHT DESBRAVA FRANQUIAS

Gabriel planeja crescimento da marca, criada por sua mãe há 30 anos
FOTO: CLAITON DORNELLES/JC
SUBSTÂNCIA GASTRONOMIA LIGHT DESBRAVA FRANQUIAS
Expansão neste formato vem acontecendo nos últimos dois anos
 Ulisses Miranda  publicado
A Substância Gastronomia Light, há 30 anos no mercado, nasceu da paixão de Helena Tonetto pelos temperos, pela leveza e equilíbrio que uma refeição pode ter. A marca conta com mais de uma centena de produtos, sendo todos produzidos com ingredientes 100% naturais e sem nenhum tipo de conservante - a conservação se dá unicamente pelo ultracongelamento. A aposta, agora, é nas franquias.
Neste contexto, o filho de Helena, Gabriel Tonetto Plein, 32 anos, formado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), está trabalhando na expansão e modernização da marca. Como diretor administrativo, ele tem na ponta da língua todas as medidas realizadas e as que ainda estão no papel. Antes de assumir um cargo na empresa, Gabriel atuou por quase quatro anos como executivo no Sicredi. "E isso foi bom para eu desenvolver um conhecimento de gestão", reconhece. Em 2011, integrou a equipe da marca fundada pela mãe. "Até então, a Substância era uma empresa com alguns bistrôs, como este", diz, referindo-se ao espaço da rua Dinarte Ribeiro, n° 128, em Porto Alegre.
As iniciativas de Gabriel e seus pares, a partir dali, foram para expandir o negócio. "O que a gente fez foi estruturar a marca com investimentos para uma indústria que possa ampliar a sua expansão a nível nacional, também como uma franqueadora", explica.
Desde 2015, foi implantada a consultoria de campo, pela qual a franqueadora fornece ao franqueado uma espécie de reciclagem contínua.
A Substância conta com uma fábrica na Capital que emprega 70 funcionários e abastece as 30 franqueadas. Mais da metade delas, aponta Gabriel, encontra-se na região Sudeste do Brasil.

A meta é chegar a 50 até o fim de 2018. Para os interessados, são três os modelos: Bistrô, Take away e Express. O investimento inicial varia entre R$ 102 mil e R$ 265 mil, com taxas já inclusas. Mais informações pelo site da empresa: www.substancia.com.br. Tomado de journal co comercio de rgs br