viernes, 28 de abril de 2017

PARQUE ESTADUAL DO ESPINILHO RGS BRASIL CRIA CONSELHO CONSULTIVO


Parque Estadual do Espinilho cria conselho consultivo
Foi oficialmente formado na noite desta terça-feira (26), o conselho consultivo do Parque Estadual do Espinilho, localizado no município de Barra do Quaraí. Criado em 1975 com o objetivo de proteger ecossistemas significativos da paisagem rio-grandense, o parque é uma Unidade de Conservação Estadual.
A formação do Conselho encerra um processo iniciado em 2015 com a realização de inúmeras reuniões entre a equipe gestora do Parque e a comunidade de Barra do Quaraí.
Após três horas de construção coletiva ficou definida a formação do conselho que será composto por 27 instituições governamentais e da sociedade civil, incluindo ONGs, prefeitura, sindicatos e associações comunitárias além de órgãos de pesquisa e extensão.
A diretora do Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) Liana Barbizan explica que a formação do conselho é o resultado do empenho dos servidores da Sema e da comunidade local para a consolidação do Parque Estadual do Espinilho.

A reunião foi realizada no Salão Comunitário da Comunidade de Guterres, próxima ao parque, e contou com a participação de mais de 40 pessoas, representando instituições locais, regionais, nacionais e internacionais como Delegacia Fluvial de Uruguaiana, Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana, Sindicato Rural de Barra do Quaraí, Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Quaraí, Unipampa, IRGA, CORSAN, Brigada Militar e Patrulha Ambiental, 10ª Coordenadoria Estadual de Educação, Agroplan Empresas, SINDAG, CEOLIN, Escola Municipal, EMATER, secretarias Municipal de Agricultura e do Meio Ambiente e Turismo de Barra do Quaraí, Câmara de Vereadores, Atelie Saladero, Polícia Rodoviária Federal,  Asociacion ecologista rio Mocoreta por delegación de mandato, Administracion de Rincon de Franquia, GRUPAMA

No hay comentarios: