foto

foto
fotografía de La Paz Bolivia , 2017; autor luis pedro mujica

viernes, 28 de abril de 2017

PARQUE ESTADUAL DO ESPINILHO RGS BRASIL CRIA CONSELHO CONSULTIVO


Parque Estadual do Espinilho cria conselho consultivo
Foi oficialmente formado na noite desta terça-feira (26), o conselho consultivo do Parque Estadual do Espinilho, localizado no município de Barra do Quaraí. Criado em 1975 com o objetivo de proteger ecossistemas significativos da paisagem rio-grandense, o parque é uma Unidade de Conservação Estadual.
A formação do Conselho encerra um processo iniciado em 2015 com a realização de inúmeras reuniões entre a equipe gestora do Parque e a comunidade de Barra do Quaraí.
Após três horas de construção coletiva ficou definida a formação do conselho que será composto por 27 instituições governamentais e da sociedade civil, incluindo ONGs, prefeitura, sindicatos e associações comunitárias além de órgãos de pesquisa e extensão.
A diretora do Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) Liana Barbizan explica que a formação do conselho é o resultado do empenho dos servidores da Sema e da comunidade local para a consolidação do Parque Estadual do Espinilho.

A reunião foi realizada no Salão Comunitário da Comunidade de Guterres, próxima ao parque, e contou com a participação de mais de 40 pessoas, representando instituições locais, regionais, nacionais e internacionais como Delegacia Fluvial de Uruguaiana, Associação dos Arrozeiros de Uruguaiana, Sindicato Rural de Barra do Quaraí, Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Quaraí, Unipampa, IRGA, CORSAN, Brigada Militar e Patrulha Ambiental, 10ª Coordenadoria Estadual de Educação, Agroplan Empresas, SINDAG, CEOLIN, Escola Municipal, EMATER, secretarias Municipal de Agricultura e do Meio Ambiente e Turismo de Barra do Quaraí, Câmara de Vereadores, Atelie Saladero, Polícia Rodoviária Federal,  Asociacion ecologista rio Mocoreta por delegación de mandato, Administracion de Rincon de Franquia, GRUPAMA

No hay comentarios: