lunes, 8 de octubre de 2018

A ELA É UMA DOENÇA DEGENERATIVA PROGRESSIVA que afeta os neurônios que controlam os movimentos musculares voluntários, produzindo paulatinamente a paralisia motora do paciente.


AF Agência France-Presse
A ELA é uma doença degenerativa progressiva que afeta os neurônios que controlam os movimentos musculares voluntários(foto: Dirceu Neto/Esp. CB)
 (foto: Dirceu Neto/Esp. CB)
 Montevidéu, Uruguai - Pesquisadores do Uruguai, França e Estados Unidos descobriram que existe um mecanismo imunológico que parece estar diretamente vinculado com o avanço da esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma descoberta que pode abrir caminho para tratamentos promissores.
A ELA é uma doença degenerativa progressiva que afeta os neurônios que controlam os movimentos musculares voluntários, produzindo paulatinamente a paralisia motora do paciente.
Os cientistas encontraram células imunológicas que invadem de forma anormal os músculos das pessoas com ELA e interagem com as conexões entre os neurônios motores e as fibras musculares.
Nesta invasão pode estar a origem de um processo de inflamação crônica "que poderia explicar a falha das fibras nervosas motoras que controlam corretamente o músculo", explicou em um comunicado Luis Barbeito, pesquisador principal do Instituto Pasteur de Montevidéu.
Na pesquisa participaram, além do Pasteur, a Universidade do Alabama em Birmingham, a Universidade do Estado do Oregon e o Instituto Imagine de Paris.
"Encontramos evidências de que certas células inflamatórias do sistema imunológico atacam essas uniões entre os neurônios e os músculos acelerando a denervação e a paralisia", disse à AFP Emiliano Trías, pesquisador do Pasteur e autor do trabalho publicado na quinta-feira no Journal of Clinical Investigation Insight.
Estas células, identificadas pela primeira vez, "poderiam ser alvo de fármacos que busquem inibir ou bloquear sua atividade nociva sobre os músculos e os nervos" dos pacientes com ELA, uma doença para a qual não há cura, afirmou Trías.
Em ensaios em animais com ELA, os pesquisadores encontraram outro dado-chave: a quantidade destas células imunológicas, chamadas mastócitos e neutrófilos, aumenta bruscamente depois de que se inicia a paralisia.
"Utilizando fármacos como o masitinib e bloqueando especificamente estas células, poderíamos proteger as conexões que ainda funcionam corretamente nas primeiras etapas da ELA e desta forma desacelerar o avanço da mesma", disse Trías.
O masitinib é um fármaco em desenvolvimento que foi testado clinicamente em oncologia durante mais de uma década, e foi testado em pacientes com ELA em ensaios clínicos.
O tratamento nos animais diminuiu os mastócitos e preveniu a degeneração progressiva dos nervos motores e a denervação muscular, explicaram os pesquisadores, ao acrescentar que os resultados são promissores para fornecer novos enfoques terapêuticos para desacelerar o avanço da perda de mobilidade. São necessários, no entanto, mais ensaios clínicos em pacientes com ELA, disseram. // TOMADO DE CORREIO BRAZILIENSE

No hay comentarios: