foto

foto
fotografía del sur de Argentina , autor luis pedro mujica

miércoles, 24 de mayo de 2017

BRASÍLIA 57 ANOS

Brasília respira, transpira, inspira. A capital do Brasil é da arquitetura, do paisagismo, do azulejo, do traço moderno, do pôr do sol, do céu azul sem fim. A cidade que completa 57 anos neste 21 de abril de 2017 escreve história de próprio punho. Produz, cria, vai à luta e conquista espaços com um selo de qualidade único: "Made in Brasília".  Selo: Made in Brasilia - Aniversário de Brasília É assim a nossa cidade, que se revela pioneira, planejada e futurista. Tem cara, coragem e coração. Saiu de um sonho e virou realidade. Vem de JK, Niemeyer, Lucio Costa, Athos Bulcão, Burle Marx, Israel Pinheiro. Respeita faixa de pedestre, orgulho local e exemplo para o país.
Brasília é do mundo, investe em startup, coworking, home office. Também é cientista e tecnológica: pesquisa, estuda, investiga e comemora descobertas. Brasília ganha as ruas e ocupa espaços públicos com alegria. Transforma o Eixão em área de lazer, de esporte e da criançada. A cidade incentiva os coletivos criativos, que dedicam paixão à efervescência multicultural. Brasília canta, toca, dança, desfila e faz barulho. É do samba, do rock, do eletrônico, do sertanejo, do choro e do clássico. Provoca e exibe diversidade. Não curte preconceitos. É tolerante!
A capital aposta na juventude. Produz cerveja artesanal, queijo, salame e influencia a gastronomia. Gosta da alimentação orgânica, preocupa-se com a saúde. Planta e colhe os mais diversos grãos, da soja ao café gourmet. Faz arte. Pinta, borda e acontece. Brasília tem gírias e vocabulário, bota fé? Também está sempre na moda. Cria marcas e grifes genuinamente do cerrado e faz bonito mundo afora. É sofisticada, refinada, glamourosa, poderosa.
Brasília, acima de tudo, se reinventa e se torna cada vez mais brasiliense, algo não tão óbvio há bem pouco tempo. Por todo o canto da cidade, andam por aí duas, três, até quatro gerações nascidas por aqui. São avós, pais, filhos, netos e bisnetos vaidosos com as suas origens. A cidade, enfim, brilha, realiza, inova, empreende. E encanta à primeira vista há mais de cinco décadas. Parabéns, Brasília! Parabéns, brasilienses!

Guilherme Goulart  - TOMADO DE EL CORREIO BRAZILIENSE

No hay comentarios: