lunes, 29 de mayo de 2017

TRIGO PRODUZIDO NO DISTRITO FEDERAL É LÍDER NO PAÍS

 TRIGO PRODUZIDO NO DISTRITO FEDERAL É LÍDER NO PAÍS
A produção de 5 mil toneladas por ano ainda não atende o consumo da região. No entanto, a produtividade é a melhor do Brasil, com média de 5.734 quilos por hectare
Distrito Federal vai produzir 5 mil toneladas de trigo este ano
O Distrito Federal vai produzir 5 mil toneladas de trigo este ano. Apesar de a quantidade ainda estar longe de atender ao consumo da região, a qualidade e a produtividade são as melhores do país. Do total de grãos colhidos nas fazendas locais, 4% do produto chega às mesas de Brasília já como farinha. Dados do Sindicato da Indústria de Alimentação de Brasília (Siab) indicam que a demanda anual de trigo no DF é de 100 mil toneladas. O consumo mensal é de 8,4 mil toneladas, 15% acima da média nacional.
Fatores climáticos, com dias muito quentes e noites muito frias, associados às pesquisas para o aprimoramento da qualidade e produtividade dos grãos, ajudaram a incrementar a produção do Distrito Federal, que hoje é a região com o melhor índice de produtividade de trigo por área plantada. Para complementar o abastecimento, a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) e a Bunge, multinacional do agronegócio, importam Fotostrigo. A cooperativa, que tem 142 associados, sendo 25 produtores, processa 13.200 toneladas por ano, ou seja, cerca de 9% do que é consumido no DF.
A produtividade média de trigo irrigado do DF é de 5.734 quilos por hectare (kg/ha), enquanto a média nacional foi de 2.397 kg/ha nos últimos nove anos, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Cleverton Santana, gerente de avaliação de safra da empresa, explica que o trigo tem um potencial de produtividade alta, mas está concentrado na região Sul do país, onde as chuvas impactam de forma negativa. “No Distrito Federal, a estiagem ajuda. A colheita do trigo ocorre no período seco”, diz.
O desafio de pesquisadores e agricultores é tornar o DF autossustentável. Não falta otimismo — a área potencial de cerrado da região para plantio e colheita de trigo chega a quatro milhões de hectares. “O domínio de tecnologia de produção poderá garantir a produção de até 10 milhões de toneladas de trigo por ano. Com isso, será possível suprir toda a necessidade do Brasil somente com a plantação em área agricultável de cerrado”, explica o engenheiro agrônomo da Coopa-DF, Cláudio Malinski. O Brasil consome 10,5 milhões de toneladas de trigo por ano. Metade é produzida no país. O restante é importado a um gasto anual de US$ 800 milhões.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lidera as pesquisas de tecnologia para a promoção da cultura de trigo de sequeiro no Centro-Oeste. “No cultivo irrigado, o investimento é maior, há o uso intensivo de tecnologia, planejamento específico e expectativa de safra mais alta, de 6 a 7 toneladas por hectare”, explica Jorge Henrique Chagas, pesquisador da Embrapa.
Na fazenda Araçá Vermelho, a cerca de 70 km de Brasília, o produtor rural José Guilherme Brener aproveita a entressafra de soja para o cultivo de sequeiro de trigo — a safrinha —  pelo segundo ano consecutivo. São 50 hectares de terra plantada, onde o agricultor pretende colher 30 sacas de trigo, por volta de 15 de julho, o dobro do ano passado. “O cultivo de sequeiro é de alto risco. O potencial de rendimento de grãos está associado à quantidade de chuvas durante o ciclo. O que o grão precisa é de sol na cabeça e água no pé, mas a chuva este ano foi abaixo do esperado”, diz.
 Em números
 Confira a performance da produção de trigo no Distrito Federal em 2017
* 1º lugar no país em produtividade
* Produção total — 5 mil toneladas
* Área cultivada — 1 mil hectares
* Produção por hectare (ha) — 100 sacas (cultivo irrigado)
* Consumo mensal — 8,4 mil toneladas (t)
Fonte: Conab
 * Estagiário sob supervisão de Simone Kafruni
Tags: df agricultura produção trigo  tomado de correio brasiliense


No hay comentarios: