viernes, 12 de mayo de 2017

SIEMPRE SE HEREDAN LAS MITOCONDRIAS DE LA MAMA

 GRAVIDEZSuas mitocôndrias são presentes que só sua mãe poderia dar: entenda como ocorre a
Herança Mitocondrial?
PorAlberto Montalvão - BiólogoPublicado Há diversos tipos de heranças genéticas. Nós, humanos, possuímos 23 pares de cromossomos (e milhares de genes), sendo um destes pares os chamados cromossomos sexuais. Assim, possuímos a herança sexual, que definirá o sexo (e não a sexualidade) do indivíduo, e a herança autossômica (recessiva e dominante), que definirá as demais características. No entanto, há um tipo de herança mais específico, em que não ocorre essa combinação entre o material genético de ambos os pais, mas somente da mãe: a herança mitocondrial. E por que isso ocorre?
A mitocôndria é uma organela celular, que possui apenas um filamento de DNA (e não a habitual dupla fita), que possui como principal função a produção de energia (processa oxigênio e glicose para produzir ATP). Acredita-se que esta organela no passado tratava-se de um organismo procarionte, englobado há milhares de anos em um processo de simbiose. Sendo assim, na atualidade, todas as células eucariontes possuem mitocôndria. Mas, então, porquê recebemos apenas o material genético da mãe?
A explicação fica a cargo da anatomia do espermatozoide. Sendo as mitocôndrias fontes de energia, no espermatozoide elas se localizam em uma região chamada peça intermediária, que fica entre a sua cabeça e a sua cauda, conferindo ao espermatozoide a energia que necessita para se locomover até o óvulo. Quando o espermatozoide chega até o óvulo, no processo de fecundação, apenas a sua cabeça (local onde estão localizados os cromossomos) passará por ele.

Em outras palavras, a cauda tem como função apenas ajudar o espermatozoide a chegar até o seu alvo, o óvulo, sendo logo em seguida destruída. Dessa forma, a herança mitocondrial será sempre, obrigatoriamente, materna. E o que isso implica? Bem, caso haja algum problema genética mitocondrial, consequentemente será herdado de mãe para filho. No entanto, podemos dizer que essa é mais uma bela ligação entre mãe e filho, não é mesmo? TOMADO DE ENVIO DE DIARIO DE BIOLOGIA 

No hay comentarios: